segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Inspirações: Por que você dança?

Por Bailarinas!

"Por que você dança"


Uma pergunta movimentou a página da Mahasin no Facebook nas últimas semanas, a ideia de fazer este questionamento surgiu através das inscrições das audições para fazer parte da Cia no mês de janeiro, na ficha de inscrição sempre pedimos para as bailarinas contarem um pouco de sua trajetória no mundo bellydance, e surgiram frases maravilhosas sobre o motivo real de elas estarem ali tentando evoluir e se aprofundar nesta arte maravilhosa. Partindo deste ponto perguntamos para a mulherada: Por que você dança?

Tivemos respostas curtas e longas, de diversas pessoas, faixas etárias, amadoras e profissionais, mas com o mesmo sentimento pela dança: Amor! Quer conferir? Veja abaixo um pouco desse amor à dança que todas nós partilhamos, nem sempre dá pra descrever em palavas, mas acho que essa galera conseguiu dar um bom overview do sentimento que vai na alma de quem dança:

As primeiras pessoas a responderem, claro, fomos nós! Afinal a idéia da enquete foi nossa.
Isis Mahasin: "Eu Danço para me sentir viva, é como se quando eu estivesse dançando eu me sentisse plena, não existo sem dançar, é o meu combustível!"

Joyce Borges: "Eu danço porque a energia dessa arte impregna a todos, dificilmente você encontrará alguém que dança infeliz. Quem dança é mais feliz!"

E felicidade realmente é algo que nos contagia durante a dança não é mesmo? Muitos comentários são feitos sobre a energia boa que a dança desperta e sobre esta troca de energia com outras pessoas que acabam transformando-se em sentimentos tão positivos. E não foi só a gente que comentou se sentir assim, confira mais estes comentários:
Laís Delbuque: "Eu danço porque é o momento onde expresso tudo aquilo que guardo comigo, me liberto, me sinto livre... E poder demonstrar o que se passa internamente para as pessoas através da dança é incrível! Amo, amo e amo!"

Carine Rodrigues Monteiro: "Eu danço porque me sinto muito feliz, viva, realizada e consigo expressar sentimentos. É esse momento onde ao mesmo tempo parece ser só meu, e sei que também divido emoções com as demais pessoas, seja companheiras de dança ou público. Momento mágico."

Andreza Rodrigues: "Eu danço porque assim mantenho a conexão comigo mesma, é nesse momento que exponho o que há em mim."

Muito se diz a respeito do que a Dança traz para a gente, mas a verdade é que podemos levar muitas coisas para ela também, quando nos expressamos, mostramos o que tem dentro de nós, dançando ou interagindo com os colegas de sala, com o público ou com os professores, mostramos algo que ninguém pode fazer além de nós mesmos, mostramos a nossa história! A nossa determinação, os medos e também as alegrias, acho que é por isso que tem tanta gente dançando no mundo, porque a dança transforma. Olha só como estas pessoas se sentem quando dançam:
Raquel Costa: "Quando eu danço eu me sinto bonita, me sinto segura e quem me olha, também me enxerga. Me sinto única. Dançar faz parte dos meus principais motivos de continuar. A dança me fortalece!!!"
Elaine Mathias: "A dança para mim é a minha injeção pessoal de energia e onde eu descarrego todo o "peso morto" que eu carrego ao longo do ano. É onde eu me sinto feliz, bonita, querida, e fodástica, rsrs!"
Ana Paula Castro: "Quando eu danço, meu corpo vibra, o coração acelera, e eu me sinto viva, feliz e linda!"
Kelly Martins: "Dançar hoje é um estilo de vida! Eu danço porque minha alma pede pra se movimentar junto da música! É poder desvendar o mundo através do corpo!"

A dança além de nos fazer sentir tanta coisa positiva, também nos transposta para outros lugares, como é expressado nestes depoimentos:
Marina de Lima: "Quando danço me transporto, me sinto livre e solta. Me sinto viva"
Fernanda Titelli: "Eu danço para me libertar, para ser eu mesma, respirar de forma diferente, sentir o corpo vibrar ao som da música... me sinto viva e feliz!"
Thata Santos: "Danço porquê a dança me faz feliz, me mostra de forma prazerosa o quanto posso crescer, me desenvolver e brilhar. A dança me fez conhecer pessoas maravilhosas! Dançar é viver, é respirar! Por isso eu danço!"

E tem as pessoas que querem se expressar com poucas palavras, mas como diz a minha amiga: Falou pouco mas falou bonito!
Mirian Nunes: "Danço porque me sinto feliz....simples assim!!!"

Karin Teixeira: "Dança: a melhor terapia."

Tivemos também quem contasse em poucas palavras a sua história de vida com a dança:
Andrea Passos: "Adorei a pergunta porque dá uma tese de mestrado rsrs...vamos responder: Porque danço? Sempre achei qualquer dança bonita, mas vim de uma família religiosa tradicional onde dançar não pode. Aos vintes e tralálá um medico recomendou que fizesse um exercício físico e recomendou a dança. No começo fui tímida mas o amor pela dança desabrochou. Hoje posso responder com certeza com alma com o coração danço porque esta sou eu. A mulher que se descobre a cada manhã, que ao ouvir o som imagina-se flutuando, sem regras, sem medo e sem limites. A dança me mostrou que eu posso ser simplesmente eu. Eu e meu universo feito de sons e cores. De luz e sombra. De movimentos e sorrisos. Danço pra celebrar o dom da vida. Dançando sou mais feliz."

Mas a verdade é que para as eternas apaixonadas pela arte, dançar é como respirar, ou seja, razão de estar vivo!
Kaamilah Mourad: "Porque para mim dançar é como respirar.... instintivo, necessário e delicioso!"
Carla Sofia: "Eu danço porque é assim que eu me sinto verdadeiramente viva e feliz! A dança pra mim é como o ar que eu respiro...essencial!"
Rê Angel: "Dançar pra mim é como respirar....é essencial....é minha vida! Alegra meus olhos e aquece meu coração. Me sinto viva! Esqueço do mundo e vivo aquele momento onde expresso todo meu sentimento e minha razão de viver." 
Dany Mahasin: "Eu danço porque meu coração vibra diante do público, minha pele se arrepia com cada batida, com cada nota tocada ou cantada. Dançar é essencial na minha vida, assim como o ar que respiro. Dançar é um momento de troca e ao mesmo tempo um momento de entrega."
Há quem entre na dança por diversos motivos, mas também quem busque nela um motivo, seja para se manter ativa, para se gostar, ou para ter um hobby, mas achamos nesta prática algo muito mais profundo, uma razão para continuar nosso caminho e a nossa história desta vez com muito mais alegria. Deixo vocês agora com os últimos comentários das bailarinas, assim podemos observar que todas que participaram, a sua maneira, pegaram um pouquinho da dança para elas, na sua essência, e nela deixaram sua marca também. Lendo todas estas declarações de amor, eu duvido muito que, se você não dança, ficou com vontade...não é?

Cinthia Yonaha: "Hoje em dia pra mim dançar não é uma escolha, é uma necessidade. É como alguém que passou a vida toda sem enxergar e após uma cirurgia, começa a ver. O mundo se abre num arco - íris de possibilidades." 
Jaqueline Rodrigues: "Eu danço porque a dança é o que me move, uma sensação explicável de gratidão ao universo por essa arte. Uma frase que gosto muito "Enquanto houver dança haverá esperança" (não sei quem é o autor)."
Marcinha Nina: "Eu danço porque amo me superar e sentir a alegria e energia q a dança traz!"
Tatiana Lamas: "Eu danço, porque senão os anjos não saberão o que fazer comigo! É bom demais!"

Gostaríamos de agradecer a todo mundo que participou, foi realmente muito legal, adoramos fazer enquete, em breve outras virão rsrs. 

E se você está lendo esse post e ainda não se matriculou numa aula... tá esperando O Quê?!




2 comentários: