sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Estilos de Dança

Por Isis Mahasin



Vou fazer um clássico, não, espera! Esta música é moderna! Mas e este pedaço de "Said"? Já sei, ela é folclórica! Não, não, agora com este pedaço de "Khaleege" eu não tenho tanta certeza do folclore que é... E se eu dançar um solo de derbak? Perfeito, são só as batidas...não é? Xiiiiiii.....

Quem nunca teve uma amiga, colega ou até mesmo já esteve nesta situação de não saber qual é o estilo da música? Ou ás vezes até é obvio mesmo, mas ai você se pergunta: quais passos eu posso utilizar? Qual roupa tenho que utilizar? Existem tantas divergências na nossa área que é difícil ter um norte no momento de construir o nosso solo. Se você se identifica amiga, esses posts serão pra você!

Eu não sei você, mas eu cresci trocando mais de professora do que de roupa, lembro de cada uma com carinho e lembro que a que fiquei mais tempo foi no básico 1 e 2, pela gestão da escola na época, isto correspondia respectivamente a 8 meses. Também mudei de escola diversas vezes, seja por horário, dia da semana, nível ou até mesmo localização. Dentro de todos estes locais que passei, uma coisa eu percebia: Cada uma falava uma coisa! Quem sou eu para dizer o que é certo ou errado? Não é nada disso, cada professora tem seu estilo pessoal e respeito isso. 

O que vamos abordar será sobre os estilos, porque Ô troço pra dar nó na cabeça: "Clássico de verdade não se usa véu", "Não tem movimentos de mão no Khaleege", Um bom clássico começa com o véu", E hoje vamos aprender os movimentos de mão tradicionais do Khaleege"... Olha, ficava maluca! Isso e outras coisas também, como passos permitidos, não permitidos, etc. Para poder das as aula smais segura e preparar as coreografias das minhas alunas eu tive que buscar em muitos livros e agora que sou formada, tenho o hábito de buscar em artigos científicos também o embasamento para passar as informações, o mais corretas possível, a diante. 

Essa série vem para divulgar o que aprendi nesses 16 anos de dança e estudos, não quer dizer que será lei absoluta, e ficarei muito feliz se alguém se interessar em contribuir, mas será um norte tanto pra quem acompanha o blog quanto para as alunas das professoras da Mahasin que muitas vezes começam as aulas de dança do ventre e tem tanta sede de informação que podem acabar se confundindo com o que encontrar na internet. 

Se você se interessou em contribuir, só peço um cuidado: precisamos de embasamento científico, como livros, sites especializados, artigos, referências etc. Ajuda será sempre bem vinda, manda lá no ciamahasindedanca@gmail.com prometemos dar os devidos créditos!  

Se você se interessou pela coluna, assine a nossa Newsletter que fica aqui do lado direito da tela "Seguir por Email!" e não perca nenhum post =] 
O nosso primeiro tema será Folclore: Dança Said (Amoooo!!!)

Aproveite!

Um comentário: