quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Navegando: Fala Esme

Por Joyce Borges


"Acoooooorda Bailocada!"
Hoje não é segunda-feira e aqui nem é o Youtube, mas hoje a sua companhia aqui no Blog, será o Fala Esme! Vem comigo que temos muito o que falar ;)

Pois é, quem é do meio da dança do ventre há um tempinho com certeza já reconheceu a pauta do post de hoje, mas se você é aluna nova desse mundo bellydance, ou se você não é assim uma mocinha antenada nos canais de dança do ventre que temos na internet, esse post com certeza é pra você.

O Fala Esme! é um vlog semanal produzido e apresentado pela bailarina Esmeralda Colabone. 
Biografia:
Bailarina Internacional, Professora e Coreógrafa de Danças Árabes, Produtora e Palestrante. 
Sua base de estudos estão no Ballet Clássico, Jazz e Dança Contemporânea. 
Solista da Maison de L'Artiste do Líbano e BellyDance Brasil desde 2002, é considerada uma das melhores bailarinas de sua geração. Seu quadril preciso e sua expressão teatral subiram aos melhores palcos do Emirados Árabes, Omã, Qatar, Siria, Marrocos, Argélia, Tunisia, Holanda, Suécia, Chile e Argentina. 
Responsável pela divulgação do Estilo Libanês no Brasil e no mundo, Esmeralda tornou-se referência para a nova geração de bailarinas árabes, sempre focando no resgate da dança árabe tradicional e na importância de laboratório cultural para uma interpretação fiel. 
Disciplina e muito bom humor são ingredientes encontrados em suas aulas regulares e workshops. 
Também conhecida como "Joia da Tunísia" e comparada por muitos com Samia Gamal, Esmeralda ministra aulas em todo território nacional e internacional e está a frente do vlog FALA ESME! que vai ao ar todas as segundas feiras. 

*Texto original, retirado do site oficial da bailarina www.dancesmeralda.com

A biografia acima é curta, mas de peso e, sim, ela é tudo isso é muito mais!

Desde que voltou ao Brasil em 2011, Esmeralda tem lançado projetos incríveis (na minha humilde opinião), super desafiadores no nosso meio e adequadíssimos, devo dizer. Sapato Dancesmeralda, Vlog Fala Emes! e a última criação que é o Clube de Vantagens da Bailoca entre outros, se você tiver interesse, no fim desse post tem todos os contatos dela pra você saber mais.

Pra mim Esmeralda não é apenas uma bailarina incrível, os projetos que ela lança provam que ela é uma pessoa antenada e de olho nas necessidades do nosso mercado (a profissional de marketing que vive em mim, exala felicidade quando vê iniciativas assim), carismática, inteligente, dona de uma dança cheia de charme e técnica, ela tem presença de palco, e enfim... pra mim ela é PHODA, BAPHO, DIVA! #momentofã

Dadas as apresentações, vamos ao que interessa, que é a dica de hoje do navegando: o Fala Esme!
Em 2013 ia ao ar o primeiro #FALAESME, com o intuito de receber sugestões das espectadoras e compartilhar a opinião da Esme sobre os assuntos do nosso meio, que nem sempre são abordados em sala de aula. Como ela mesmo diz, o canal não vem para tratar desses assuntos como verdade absoluta, mas foi um começo e tanto pra cutucar certos assuntos. E desde então toda segunda-feira é dia de entrar no canal e ouvir aquele alto e sonoro "Acorda Bailocada!"
(Me corrijam se eu estiver errada, mas acho que um dos primeiros vlogs de dança do ventre.)

Aqui o #FalaEsme 01


Eu adoro a forma com que a Esme faz a produção do canal, gosto da fotografia, dos cenários, dos looks, do tom de voz, da forma despojada e ao mesmo tempo séria que ela trata todos os assuntos, dos temas abordados, do carinho com o público, da vibe positiva dela (o  mundo precisa disso!) enfim, gosto de tudo lá, me divirto, me informo, me sinto em casa, ela me entende!
Na minha opinião a Esme dá toques valiosíssimos pra quem quer se tornar profissional ou já é. Sabe aquelas coisas que só a sua amiga mais sincera fala pra você sem papas na língua? Sim, essa é a Esme falando com uma pitada de "engole o choro", "para de melindre", "essa é a realidade".
Eu acompanho o Fala Esme desde o lançamento, quando não consigo assistir aos videos no youtube eu baixo e assisto quando tenho um tempinho (aprenda aqui) e assim, ao longo desses 2 anos a Esme tem feito parte da minha rotina bellydance. Dicas, polêmicas, curiosidades, tem de tudo no canal dela, eu raramente descordo das suas opiniões e o mais legal é que os assuntos que ela aborda são pedidos feitos por nós, bellydancers profissionais ou amadoras, alunas iniciantes ou avançadas. 

Em outubro do ano passado, quando estivemos em Buenos Aires para competir no Mundial Ciad (saiba mais sobre isso aqui!) tive a oportunidade de conhecer e conversar mais com a Esme, através de um post dela no instagram pude descobrir que ia rolar o IV Saba Egyptian Danse, evento que contou com vários works inclusive um dela. O que é essa mulher na sala de aula Brasil?
Geralmente Esmeralda sempre fala da agenda dela e dos cursos e works que deu ou que vai dar nas edições do vlog, esse dai de baixo é o que fala do curso de Buenos Aires, vocês podem ver a Alessandra Haro estrategicamente sentada lá atrás, filmando a coreo que a Esme deu no work rs.



E como o Navegando são dicas minhas sobre canais de dança que julgo interessante, aqui vai o meu top 5 videos fodásticos do FALA ESME! Pode me odiar, mas eu amei, concordo e assino embaixo :)

#11: Dança e Internet
Pelo amor de Deus não me marca no banner do seu evento, me convida pessoalmente!
(isso aqui vira post fáááácil desse profissional de marketing que vos fala!)

#40: 5 coisas que eu não quero ver como jurada
A Mahasin sendo uma cia. formada para competição, vê essas 5 coisinhas aí como premissa pra levar qualquer trabalho pro palco.

#41: Desapega Professora!
Você estudou com o seu professor da pré escola no ensino médio? Então por que raios você quer dar aula pra sua aluna a vida inteira?

#46: Vamos Separar!
Favor não misturar as coisas. Obrigada. De nada.

#66: Dois problemas de final de ano
Por um mundo com menos professoras enlouquecendo com a desistência das alunas e coreógrafas de verdade.

Bom é isso, como comentamos na Página do Facebook semana passada, o Navegando Fala Esme estava pra sair do forno, espero que tenham gostado da dica. Aproveitem, usem com saúde, mandem suas sugestões pra Esme, peçam beijos

LINK DO YOUTUBE
LINK DO FACEBOOK
LINK DO INSTAGRAM
LINK DO SITE


Nenhum comentário:

Postar um comentário