terça-feira, 30 de agosto de 2016

O que rolou: FIEL 2016

Por Isis Mahasin



Para quem não sabe, este final de semana teve 3 dias de workshops com mestres nacionais e internacionais, teve concurso, teve show e tudo isso em um lugar só! Eu tive a oportunidade de participar um pouquinho deste evento delicioso e estou aqui para contar pra vocês tudo que rolou no 17º FIEL 2016.

O FIEL ou Festival Internacional das Escolas Luxor é um evento que acontece todo ano quando a Luxor traz mestres do mundo inteiro para dar aulas aqui em São Paulo por um preço super acessível, os cursos são muito bons, mas são bem corridos, então aconselho que se você estiver interessada em fazer o próximo descanse bem no dia anterior e traga algumas comidinhas leves para comer no intervalo e garrafinha de água. Outra coisa importante é levar um celular carregado e com bastante memória, pois por ser um work atrás do outro, nossa memória não tem tempo de absorver tudo, então é preciso filmar tudo no final para ter um bom aproveitamento. #ficaadica

Este ano os temas dos works foram bem variados, no momento da compra dos pacotes você pode optar por fazer 1, 2 ou 3 dias e eu escolhi a sexta-feira para fazer todas as aulas, pois na sexta tinha os dois professores de fora que eu mais gosto de fazer aula: Igor Kischka e Angeles Cayunao. Não que eu não goste dos outros, mas já tive a oportunidade de fazer aulas com a Angeles e amei o solo de derbak dela e o Igor é incrível, eu sou apaixonada pela dança dele e nunca tive oportunidade de fazer aula com ele, então esta era minha grande chance. Poderia fazer o curso no dia seguinte também, mas optei por participar do concurso Luxor Stars e com isso não poderia fazer work no sábado.

Eu, Angeles e Jaque

E lá fomos nós, minha querida Jaqueline, aluna e integrante da Cia e eu para o primeiro work do dia: Dança Moderna com a Angeles! Adorei as sequências e as ligações dos passos, deu para aproveitar muito o work dela e todo mundo acordou e se empolgou, porque afinal, a primeira aula começava as 9h da manhã, rs.

Jaqueline, Darina e Isis.

Na sequência a Diva Darina, direto da Ucrânia, nos mostrou um Shaabi delicioso de se dançar, várias cabeladas que eu adoro e muita interpretação. O mais legal é que ela foi contando o que acontecia na música, traduzindo a letra para nós, coisa que temos muita dificuldade de obter aqui no Brasil.

Jaque, Igor e Eu.

O work que aconteceu depois do almoço foi o que eu infartei! Sim, sou uma super fã do trabalho dele e além de tudo ele veio com uma sequência de Solo de Derbak, era tudo que eu queria. Delícia de workshop e várias fotos depois, fui comemorar no cantinho que tinha abraçado e dançado com meu ídolo, parecia criança! Só a Jaque para me aguentar mesmo, rs.

Eu, Amara e Jaque.

Depois de um tempo tive que trocar de roupa, pois estava acabada, mas o work da sequência foi maravilhoso: Rotina Oriental com a Amara Saadeh coordenadora das Escolas Luxor. Uma música deliciosa e uma sequência mais ainda, diversos movimentos lindos e musicalidade a flor da pele, amei.

Jaqueline, Monique e Isis.

Não vou mentir, para o último work do dia eu estava acabada, minha aluna Jaque estava firme e forte (orgulho), mas eu já estava sentadinha, rs, entretanto o work da Monique foi sobre Shaabi também, e era uma música tão gostosa e contagiante que consegui fazer pelo menos uma parte. Ela é ótima e muito engraçada também, uma excelente profissional.

Momento jogada no chão, acabada!

A partir daí foi só descansar e dormir, pois no outro dia tinha que chegar bem cedo para o concurso do Luxor Stars e, apesar do gelo na barriga e de toda aquela ansiedade, eu estava muito feliz pelo dia que viria.

Linda Hathor, Hadara Nur, Mahaila el Helwa, Igor Kischka e Esmeralda Colabone.

Chegando lá me deparo com esse Júri espetacular, foi um pouco nostálgico saber que o concurso seria na Mega Luxor, unidade da Sta Terezinha, pois foi uma das primeiras escolas que fiz aula, ainda era criança quando tive aula lá e muitas memórias começaram a surgir, foi bem gostoso lembrar com carinho de tanta coisa boa. E ter no júri pessoas que me viram começar a dançar como a Mahayla, minha primeira professora é a Hadara que conheço há aaanos, completou toda a viagem no tempo.

Bailarinas que concorreram no Luxor Stars.

Sobre o concurso: desde muito nova eu tenho sempre o mesmo desafio na dança: ser mais calma, mais suave. Concordo que nunca perderei a minha essência e nem quero, mas neste concurso cheguei até a penúltima etapa e recebi comentários valiosos dos jurados, dicas que de fato mudaram a minha vida e a forma com a qual eu conduzo a minha dança. Toda vez que você se propõe a dançar para outras pessoas te julgarem e te darem um feedback, você pega de volta um pouquinho do que deu para eles, e essa troca é a coisa mais incrível que a dança proporciona, mesmo sem ter ido para a grande final fiquei muito feliz com o aprendizado e com as dicas. Profissionais incríveis, desde júri, bailarinas e organização, todos procurando fazer um mundo bellydance melhor. Fiquei encantada com pessoas que conheci e mais decidida com o caminho que quero seguir.

Espero que tenham gostado do post e que voltem aqui esta semana, pois o blog estará com mais novidades, aguardem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário