quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Vamos Estudar? Graduação em Dança

Por Isis Mahasin

Imagem: Ensaios Flutuantes

Quando as pessoas dançantes pensam em um curso de graduação em dança acabam ficando com muitas duvidas sobre curso, grade, abordagens, como:

  • Precisamos prestar audição para entrar? 
  • Vamos produzir espetáculos todo semestre? 
  • Fico a aula inteira dançando? 
  • Já sou professor de dança, então por que preciso de curso superior? 

Este post veio para esclarecer e orientar esta cabecinha acadêmica que está com tantas dúvidas a respeito do tema. E ai, vamos estudar?

Muitas dúvidas surgem quando pensamos em fazer um curso de graduação em dança, e a primeira delas é "como ingressar?". Parece besteira, mas só com esta primeira pergunta surgem um monte de outras dúvidas, então vamos tentar nos esforçar ao máximo para sanar as mais comuns por aqui hoje. Vale ressaltar que cada universidade/faculdade tem sua própria metodologia e que a forma de ingressar pode variar um pouco de uma para outra, então se há alguma diferença ou particularidade na sua instituição vale a pena telefonar, se informar, visitar o site e tentar se preparar ao máximo para esta nova experiência.

Dúvida 1: Preciso fazer audição e ser uma ótima bailarina/bailarino para entrar? - Não. Normalmente, como toda boa universidade/faculdade você precisa fazer o tradicional vestibular para entrar, o que diferencia este curso dos outros é que em algumas instituições é solicitada uma prova prática de habilidades específicas, ou seja, a dança propriamente dita e depois ainda é feita uma entrevista com você, para saber seus conhecimentos e onde você quer chegar, em qual área quer trabalhar e etc. 

Dúvida 2: Preciso fazer faculdade de dança para dar aula? - Não. Não sei até que ponto isto é bom ou ruim, mas o fato é que no nosso querido "Brasilis" não é necessário comprovar nada para dar aula de dança, basta você "mostrar que sabe" que está valendo. Neste caso o maior problema é que quem vai julgar se você sabe ou não dar aula muitas vezes não sabe de nada, aí já viu né? Quem mais sofre são os alunos que acham que estão aprendendo, mas estão na verdade perdendo tempo.

Dúvida 3: Preciso ter DRT para fazer faculdade de dança? - Não. Na verdade funciona da seguinte forma, o DRT comprova que você é um bailarino profissional, que vive disso, que passou pela prova prática específica do seu tema lá no Sindicato de Dança (quem é do Jazz faz a prova do Jazz, quem é do Flamenco faz Flamenco e etc), e ganha o seu DRT específico. DRT de "bailarina" só quem tira é o pessoal do Ballet, o restante das danças no DRT está escrito "dançarina". Já a faculdade te dá uma bagagem pedagógica e histórica sobre o tema, além da parte prática claro. Mas temos tanto Licenciatura quanto Bacharel em Dança e isso varia de instituição para instituição. 

Dúvida 4: Vou ficar todas as aulas dançando? - ÃÃÃÃO. Criatura abençoada, alguma vez você foi a uma aula de dança e o professor não falou com você, não explicou nada, saiu dançando e você foi seguindo ele sem saber de nada e fim da aula? Claro que não né! A gente precisa explicar da onde vem o movimento, o estilo, por isso temos história da dança, precisamos te dizer onde contrair, onde alongar, por isso existe a disciplina de consciência corporal. E quantas vezes você não entende o passo e o professor explica de 300 formas diferentes? Isto se chama didática. E ainda tem aquela aluna que chega chorando no meio da aula e o professor vai lá fora com ela e 5 minutos depois está todo mundo na aula dançando e sendo feliz, isso se chama psicologia aplicada ao ensino da dança. E isso vale para Educação Física também, não ficamos na quadra jogando bola o dia inteiro. Você seria um ser humano com muita fé se acreditasse nisso e ainda sim deixasse seu filho de 6 anos com a gente, então fica a dica ok? 

Para finalizar, como a faculdade te mostra algumas coisas diferentes e da uma "pincelada" pela maioria das danças sem focar em nenhuma específica, a melhor opção para se tornar um professor em um tema específico ainda é fazer aulas específicas para esta dança em questão. De forma resumida, a faculdade é fantástica, mas não abra mão das aulas regulares do seu ritmo específico de dança Qualquer outra dúvida que exista, aqui vem um trechinho do texto da revista "Guia do Estudante", que fala um pouco sobre a graduação em dança:

     "Este graduado monta e dirige espetáculos musicais para teatro, cinema ou TV e também pode atuar como bailarino, como parte de um corpo de baile. Em qualquer uma dessas atividades, ele emprega os movimentos corporais, executados de maneira rítmica e ao som de música, com a finalidade de narrar uma história ou expressar uma ideia ou emoção. O profissional pode trabalhar, ainda, em coreografia, definindo os passos e os movimentos que os bailarinos devem executar no palco. (...) Quem faz licenciatura está habilitado a dar aulas de dança ou de expressão corporal na educação básica ou em cursos livres. 
     As leis de incentivo cultural impulsionam a demanda por bacharéis. A maioria dos grandes espetáculos musicais que são hoje montados no Brasil, por exemplo, exige a formação universitária do candidato a uma vaga. Tanto o bailarino quanto o coreógrafo têm trabalho em companhias de dança e grupos de balé para TV e cinema. As melhores oportunidades estão nos corpos de baile municipais e estaduais e em companhias internacionais. O licenciado encontra vagas em escolas e academias de dança e cursos livres, mas ainda é recente sua inclusão em concursos públicos. Muitas vezes, a titulação é aceita na concorrência em vagas de artes, mas a categoria luta para que existam concursos específicos para esse tipo de formação. 
     No Rio de Janeiro há uma lei que obriga todas as escolas que oferecem aulas de dança a contratar professores licenciados. As melhores chances estão nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, pela grande concentração de atividades culturais. Fora dos grandes centros, o profissional encontra um mercado restrito, mas com chance de expansão".

Espero que esse post tenha "clareado" algumas das suas duvidas.
Bjos, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário