quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Navegando: Podcast Sala de Dança

Por Joyce Borges



"Tirem os sapatos e abram os ouvidos" 
O Navegando está de volta e com a minha opção P.R.E.F.E.R.I.D.A de estudos e reflexões na internet: o Podcast Sala de Dança. Se você não sabe do que eu estou falando e nunca ouviu a frase daí de cima, acho que precisa muito, muito, muito mesmo ler esse post! #sóacho
E já aviso: pega um chá, se enrola numa coberta porque você vai se demorar muito por aqui hoje. 

Conheci a Carol Louro em um curso de especialização que fiz com a Aziza Mor, nós eramos da mesma turma e eu adorava a doçura com que ela falava e colocava suas duvidas na aula. Esse curso foi em meados de 2011/2012 (faz tempo gente, não lembro direito) e comecei então a acompanhar o trabalho dela. 
Em 2012 eu vi o post no Facebook sobre o Podcast Sala de Dança e fui ver o que raios era aquilo. Carol Louro (que você pode ver a biografia AQUI) teve a ideia de fazer um podcast voltado para a dança, já que ela própria já era ouvinte de podcasts de outros assuntos. 

Mas o que é podcast Jujuba?
Podemos dizer que os podcasts são uma versão em áudio dos blogs, neles temos a oportunidade de assinar o feed RSS, comentar, consumir o conteúdo a qualquer hora e de qualquer lugar. Existem podcasts de diversos temas. 

A ideia se iniciou com a Carol, Valeria e Bruna, professoras do Hob Salam na época, falando sobre temas ligados a dança do ventre, logo o Fabio O Diretor (e marido da Carol) passou a ganhar mais espaço nos podcasts o que ficou bem legal na minha opinião.
Eu acompanhei o site mais ativamente no ano em que ele foi lançado. Pra mim era fácil porque o conteúdo novo era postado só a cada 15 dias então eu tinha tempo de acompanhar rs. Depois foram lançadas outras serias, minha vida ficou um pouco turbulenta em 2013 (quero nem lembrar) e daí não consegui mais acompanhar tuuuudo o que ia pro ar. 

Esse ano, com mais calma e com a atenção voltada novamente aos meus estudos na dança, voltei mais regrada a ouvir os podcasts, tenho tentado recuperar o tempo perdido e gente, quanta coisa incrível, quanta coisa boa, quanta coisa mudou nessas edições! O áudio melhorou bastante, porque nos primeiros eu achava bem baixo, e os temas abordados são sempre uma surpresa pra mim, isso desde o primeiro. Vejo uma diferença enorme na abordagem da Carol quanto aos temas da dança quando comparo suas convicções dos primeiros em relação aos últimos. Acho que além da informação, temos aqui a documentação de evolução e/ou mudança de pensamento de uma pessoa em relação a vários fatores da vida como profissão, aceitação, essência etc. 

Hoje quem faz o podcast são a Valeria a Carol e o Fabio, e vira e mexe tem um convidado pra falar de um tema que não seja a especialidade deles, isso desde os primórdios. Outro ponto super positivo, pois conhecemos pessoas e formas de pensar diferentes das deles o que dá uma dinâmica no nosso processo de interpretação muito legal e nos abre um leque para muitas outras reflexões. 
Ah, e uma outra coisa que eu acho MARA e que existe desde o 1º podcast: sempre rolam frases inspiracionais no começo, guardo anotadinho a maioria delas =]

Bom, como o Navegando são dicas minhas sobre canais de dança que julgo interessante, aqui vai o meu top 10 de podcasts que fizeram a diferença pra mim (juro que tentei, mas não consegui escolher só 5 igual do da Esme) e com certeza vou me arrepender de deixar algum de fora da lista!

Eu conhecia a Mahira Hassan de ouvir a Isis falar, de encontrar em Festivais seja nas coxias ou a tendo como jurada. Mas aí veio esse podcast e eu caí de amores pelo trabalho dessa mulher. 
A Mahira fala sobre como é esse trabalho que ela desenvolve de dar aulas de dança do ventre para mulheres com síndrome de down e na época ela estava iniciando um projeto de aulas para mulheres cegas.
Gosto muito quando ela fala sobre a questão de SENTIR, que ela passa a perceber que o sentimento de verdade acabou fazendo parte da dança dela depois do convívio com essas mulheres. Quantas de nós não penou até encontrar o isso hein? Ou pior... ainda nem encontrou?!

Podcast #29 - Blogs e Podcasts
Eu Jujuba, ser escrevente deste blog, ouvinte do Podcast e leitora do Amar El Binnaz não poderia deixar de colocar esse podcast entre os meus favoritos! Na época de lançamento desse podcasts eu estava fazendo minha Pós e ele foi sem duvida mais um fator de estudo e estimulador pra produção do meu artigo. E só pra constar.... ainda vai rolar um navegando sobre esse blog que taaaanto me ajudou nos meus estudos.


Podcast #30 - Musicas Essenciais volume 1
Eu AMEI a ideia do músicas essenciais. Além de ser uma ótima forma de conhecer as músicas mais importantes no repertório de uma bellydance, as meninas pesquisaram a história das músicas envolvendo história de quem compôs, se foi feita pra alguém em especial ou não, história da música, de quem a gravou pela primeira vez, quem a dançou etc. Enfim gente... Aula Completa!

Podcast #35 - Musicas Essenciais volume 2
O extra desse músicas essenciais é uma reflexão sobre os lugares onde as bailarinas dançam, quando o motivo de as pessoas irem até lá não ser assisitr arte. Quem cobra ou não cobra pra dançar, pagamento de cache diferente entre músicos e bailarinas, dança do ventre no intervalo do jogo de futebol, etc. Aqui o que eu quero deixar nem é minha opinião se é certo ou errado, não que eu ache errado ou certo, mas até que ponto cada uma de nós liga ou não pra isso?

Você baixa um podcast sobre músicas essenciais achando que vai receber dicas sobre música árabes, mas se depara com uma aula incrível sobre hinduísmo, coletivo, energia, conexão com universo e várias dessas coisas pelas quais eu tenho me interessado (#simtonessavida), além é claro sobre o conhecimento que você adquire sobre as músicas que as meninas abordaram. Muito foda!
Gente, só pra constar estou esperando ansiosamente pelo volume 4, 5, 6, 99 etc Haha.

Podcast #41 - Lesões na Dança parte 1
Podcast #42 - Lesões na Dança parte 2
Você precisa respeitar o seu corpo, se você é bailarina profissional ou quer chegar a ser uma, você precisa cuidar do seu instrumento de trabalho, fato!
É pra ouvir, ficar testando as coisas que a Flora fala e quem sabe alguma das suas dúvidas não foi respondida nesse post?
Tudo fez sentido no resumo:
IA = Dor
ITE = Inflamação
OZE = Degeneração
"Ite pode virar Oze, Oze não vira Ite e, tudo é Ia"
Você só vai entender se ouvir! #fato

Podcast #68 – A Distância entre a Dança do Ventre e a Mulher
Fiz uma relação do que elas falaram nesse post e o que temos aqui na Mahasin: acreditamos que a dança precisa de técnica, precisa de cobrança, pois é através disso que acabamos nos cobrando mais para evoluir. Como conseguir mostrar com técnica a dança que você sente se você não cuida dela e só do sentir? Quantas de nós já não teve vontade de interpretar algo no corpo que sente e não conseguiu por não ter a técnica daquilo? Isso acontece comigo direto rs. Ao mesmo tempo acredito que seja importante termos um grupo em que podemos ser nós mesmas sabe e aqui nós realmente conseguimos. As meninas chegam ainda tímidas depois da audição, mas aos poucos vamos deixando todas a vontade e as fazendo entender que somos uma família e que não estamos aqui pra julgar ninguém, pra diminuir ou enaltecer ninguém. (deixa eu parar que essa viagem já tá virando outro post). 
O legal desse podcast pra mim foi ele ter me feito pensar sobre o assunto e não só o que citei acima, mas muitos outros fatores. Encontrar a minha opinião sobre tal, pois quando você não reflete sobre algo, você não forma uma real opinião. 

Podcast #85 – Sob o véu de uma brasileira no islã (parte I)
Podcast #86 – Sob o véu de uma brasileira no islã (parte II)
Quando nos deparamos com a informação percebemos o quanto leigos somos, o quanto não sabemos de nada e que o mundo é sim uma imensidão de informação, história, cultura, curiosidades etc. Achei MARA a ideia desse podcast porque eu finalmente tive um olhar profundo de quem realmente vive uma outra cultura, até me interessei em estudar o islã. 

Podcast #89 - Qual é a sua Dança do Ventre? 
São muitos os podcasts que me fizeram refletir sobre assuntos que nem são assim tão usualmente conversados. Esse eu ouvi dias antes de terminar de escrever esse post e é sem dúvida o que está mais fresco aqui na caixola da minha cabeça. Ele é tão profundo e tão incrível que dele já saíram ideias pra no minimo uns 10 novos posts aqui no blog rs. #aguardem

Bom essa listinha aí são os meus preferidos, mas eu não ouvi todos ainda, então pode ser que isso mude pra mim daqui um tempo rs. Infelizmente eu não consigo administrar o meu tempo pra conseguir interagir com as meninas, mandar comentários e tal, mas fica aqui o meu reconhecimento sobre esse trabalho incrível e que tanto soma no nosso cenário de seres bellydancers pensantes. 

No site vocês encontram outras séries que acompanham os posts ou não como: Leitura de Emails, Sala de Estudos, Penso com Passos e De passos a Ideias, enfim... Divirtam-se!!!


LINKS!
O site do Sala de Dança
O Canal no Youtube 
O site da escola 
O Grupo no Facebook
A FanPage no Facebook

De verdade, espero que vocês consumam esse conteúdo porque ele te faz pensar, te traz conhecimento, é suuuper bem feito e vou ficar muito feliz em saber se alguém começou a ouvir o podcast por ter lido esse post.
=]

Nenhum comentário:

Postar um comentário