terça-feira, 5 de julho de 2016

Na Sala de Aula: Dodói de Bailarina

Por Isis Mahasin


E como bailarina se machuca: dói o pé, dói o ombro, o joelho, a coluna, puxa a coxa, repuxa o pescoço... Senhor!!! Mas será que bailarina se machuca porque dança? Será que a gente entende o que faz com o corpo e como podemos ajudar ele a melhorar? Você já se perguntou o que pode ou não fazer com o seu corpo, como respeitar seus limites e o que tem que fazer para não piorar a situação? Se você não faz nem ideia do que eu estou falando, este post é para você.

A maioria de nós começa nas aulas de dança em geral por algum motivo estético, emocional ou de saúde certo, poucas ingressam nas aulas de dança pura e simplesmente pela dança, mas as vezes começamos a dançar por qualquer motivo que seja e começamos a sentir dor e não sabemos porque, ai seguimos o seguinte protocolo: passamos no ortopedista que nos prescreve antiinflamatório, compressas de gelo e 10 sessões de fisioterapia e em 1 mês você está de volta na pista, e aí 6 meses depois você está de volta no ortopedista. O que deu errado? O ortopedista é ruim? A professora não sabe dar aula? Deus escolheu você para sentir as dores do mundo? Calma bellydance... Vamos lá!

É importante saber que a dança é uma atividade física aeróbia, ou seja, ela tem por característica emagrecer. Antes de tudo, não acredite nos anúncios de 1000 calorias por aula, 800 calorias por aula, isso é a mais pura balela que existe, você emagrece sim, mas a verdade é que o quanto você gasta de calorias é proporcional ao quão condicionado você é, ou seja, se você estiver com um condicionamento ruim vai gastar menos calorias do que aquela menina da mesma idade que você que tem um condicionamento melhor, e isso fazendo a mesma aula que você, triste né? Mas este não é o foco, o importante é você saber que a dança pode te dar um condicionamento melhor sim, te auxiliar a tonificar os músculos e ganhar flexibilidade e qualidade de vida com certeza, mas o principal erro é achar que ela vai te dar uma grande quantidade de força muscular, e isso é muitas vezes o que falta para sua articulação ficar saudável. 

Vou explicar de uma outra forma, a maioria dos bailarinos pensam que praticar dança é o único exercício que precisa fazer na vida e isso não é verdade, se você trabalha com outra coisa, sentado o dia inteiro, na frente do computador, a dança com certeza é sua salvação! Você vai se movimentar, se alongar, fazer amigos, se sentir linda e sua vida será um mar de rosas praticando uma ou duas vezes por semana.

Mas se você começar a levar a sério e dançar 2 horas por dia ou mais, você já precisa pensar melhor na sua qualidade de vida a longo prazo, falo isso como educadora física que estrupiou o próprio corpo antes de começar a fazer faculdade e entender que precisava cuidar direito das próprias articulações. "Mas o meu médico não falou para eu fazer academia", querida eu sou bailarina, logo, não prescrevo dietas, nem construo prédios, porque raios um médico iria te prescrever exercícios se ele não é formado em educação física? Concordo que muitos médicos fazem isso, assim como tem educadores físicos que prescrevem dietas, mas quando você quer resolver um problema no seu estômago você não vai em um cardiologista certo? Então aprenda a respeitar cada área e procurar o melhor para você. 

Exercício: Se você quer levar a dança a sério e praticá-la diariamente como profissional precisa entender que quando emagrece fazendo dança você perde massa magra (popularmente conhecida como músculos) e gordura (o que é divino), mas infelizmente quando engordamos só ganhamos gordura. Ou seja, se você fica engordando e emagrecendo toda hora, oscilando com seu peso pode ser que tenha uma musculatura cada vez mais fraca e uma hora a parte mais fraca do seu corpo vai gritar. O melhor a fazer é procurar uma atividade física que tenha ganho de força, e nessa hora passa-se dois pensamentos em sua cabecinha:

"Ai, mais eu já tenho uma estrutura grande, se fizer academia vou ficar parecendo um homem" - meu amor, você não sabe o quanto que tem que treinar para ficar forte e parecer um homem! Tem que pegar muito pesado, cargas altíssimas, várias repetições, dietas rigorosas e algumas infelizmente apelam para hormônios porque tudo isso simplesmente NÃO DA CONTA! Então para de frescura tá? Mulher que treina direito só fica saudável, a não ser que você prefira viver a base de antiinflamatório, cada um tem um gosto né, fazer o que?

"Ai mas eu odeio academia, coisa chata"- concordo em gênero, número e grau! Sou educadora física mas detesto academia, assumo, mas aí é que entra a função do educador físico em te direcionar para a atividade que tem mais a ver com você: pilates, ginática funcional e academia são só algumas opções, alguma você vai gostar. Como depoimento pessoal depois que comecei academia (academia de verdade viu, não aquelas que o intervalo entre uma série e outra é maior que um mês) parei de sentir dores no meu joelho.

Descanso: sim bailocas, bailarina tem que descansar para se recuperar. Precisa dormir direito e ficar sem fazer nada também, afinal descanso é repouso e sono, e não só sono. Muitas de nós começam em jornada dupla, trabalhando de manhã e tarde e a noite vai trabalhar dando aulas e fazendo shows, ai não dorme direito, não descansa e se machuca mesmo com fazendo academia, então pondere.

Nutrição: aí não é minha área, mas convenhamos que você tem que comer melhor certo? Então manere no álcool, esqueça aquele refrigerante e pelo amor de Deus: NÃO FAÇA DIETA RESTRITIVA, essas dietas que restringem proteínas, ou carboidratos ou gorduras podem até funcionar e de fato perder peso, mas você tem 2 trabalhos, dança todo dia e faz outros exercícios, fora seu estresse de conciliar tudo isso, então ou procure uma nutricionista ou coma de tudo moderadamente que emagrecer é questão de tempo.

Bailarinas que estão ingressando neste universo profissional ou que já são profissionais e não sabiam disso, vocês tem que entender que nosso corpo é como um computador, se você não cuidar dele direitinho ele vai dar problema, vai ficar mais lento, não vai executar suas funções direito e o pior: não da para comprar um novo ou reiniciar, então sabe aquele show de domingo a noite por R$ 200,00? Não paga nem seus remédios na segunda feira, ou seu cansaço a semana inteira, ou aquela gripe que te deixa com febre e te faz cancelar aula, claro que se você descansou no FDS o show é muito bem vindo, mas vamos melhorar nossa qualidade de vida e cuidar melhor do nosso corpo, afinal de contas, é por causa dele que você dança e é tão feliz!

Espero ter ajudado, enjoy.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário