quinta-feira, 28 de julho de 2016

Inspirações: Alunas

Por Isis Mahasin 



Quais são os motivos de tanto estudo, das lágrimas de emoção nos festivais? Como que chama aquela motivação que te faz acordar cedo em um sábado para ir dar aula, ou em um domingo para fazer um workshop? Muitas coisas no mundo bellydance fazemos por realização pessoal, mas os outros motivos que nos inspiram têm nome, sobrenome e endereço! Afinal, o que seria de nós professoras se não fossem vocês alunas?

Comecei a dar aula muito cedo, aos 16 anos, no quintal da minha própria casa. Colocamos espelhos, almofadas e pintamos as paredes e, uma semana depois: alunas! Muitas das minhas alunas tinham mais ou menos a minha idade ou então eram pouca coisa mais velhas que eu, criando um ambiente em que tínhamos os mesmos interesses, frequentávamos os mesmos lugares e compartilhávamos das mesmas dúvidas. Neste ritmo não demorou para minha inocente cabecinha fazer a primeira associação: alunas = amigas.

Bem antes de eu sonhar em ter a Cia: Marcella Ranzete, Jéssica Rachel,
Tatiana Basile, Carla Basile, Denise Garcia.

Confesso que no começo essa coisa de ser amiga e ser professora me atrapalhou um pouco, acho que eu não tinha maturidade para impor os limites e não misturar as coisas, mas, ao mesmo tempo que perdi algumas alunas, eu ganhei amigas para a vida toda.

Porque tirar fotos normais é para os fracos! rs...

Alunas são a minha grande fonte de inspiração, assim como toda aluna tem uma professora - ou algumas - que mudam a sua vida de alguma forma e te inclinam a um caminho completamente diferente, toda professora sofre isso diariamente com suas alunas, aprendendo muito, trocando experiências de vida e fazendo amizades. Tive muitas pessoas que me apoiaram muito na minha trajetória e aos poucos fui me encontrando e descobrindo o tipo de professora que gostaria de ser, qual caminho queria seguir e quem iria me tornar, mas tudo isso só foi possível graças à convivência com as minhas alunas, que foram me mostrando como eu gostava de fazer parte da vida delas e o que eu gostaria de inspirar em cada uma.

Minhas alunas lindas da época da Escola Hazine, saudades de todas s2

Muito tempo se passou e, da necessidade de ajudar ao máximo esses seres pelos quais eu havia me apaixonado, resolvi criar a Cia Mahasin, que começou com uma audição na Zona Norte.
Nesta audição passaram 4 meninas e depois, em uma audição extra, adicionei mais uma, e com isso a primeira formação da Cia estava pronta! Apesar de poucas, nos divertíamos muito e, principalmente, aprendíamos umas com as outras, criamos um laço maior que amizade, éramos uma família.

Primeira formação da Cia Mahasin:  Cintia Braga,
Sahira Fatin, Joyce Borges, Eu, Vivian Naãn e Kalila.

Havia percebido uma coisa: Aluna = Cia Mahasin = Trabalho = Amigas = Alegria! Sim, tanto alunas de turmas regulares quanto da Cia faziam parte do meu trabalho, eram minhas amigas e todas me traziam muita alegria. Vi que, mais do que nunca, queria investir nisso e que queria crescer a Cia de dança e aumentar as minhas alunas...mas como? 
Quem não sabe fazer se junta com quem sabe, não é assim? E minha atual sócia (e também a nossa web designer de plantão que é a minha gargalhada garantida em qualquer lugar) nasceu deste e de vários outros sentimentos.

Jujuba, Pimenta e Eu = amigas/irmãs

Então, depois de migrar por várias escolas, finalmente fincamos raízes na Zona Leste, atual Movimento & Arte, que nos acolheu tão bem. E agora todas as minhas alunas, tanto das turmas quanto da Cia, as alunas das minhas alunas e todas estas pessoas que marcaram a minha vida e me trouxeram até aqui, continuam sendo a minha inspiração para fazer mais e mais e aprender mais. 
Por conta disto fiz técnico, graduação, pós graduação, prestei concurso, banca da casa de chá e tantas outras coisas, só para poder me reciclar e ver aqueles olhinhos brilhando durante as aulas.

Festa Árabe Cigana Mahasin e M&A

E, hoje, entre alunas da Cia, alunas de turmas regulares de dança do ventre e de dança cigana, somos quase 50 bellydancers unidas pela dança e pela amizade. Gratidão a todas as minhas lindas que me ensinaram tanto, muitas não achei foto mas vocês sabem que estão eternamente no meu coração! Se eu cheguei aqui, foi em grande parte porque achei felicidade no que fazia, felicidade que vinha de vocês. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário