AEEE... a série de Marketing na Dança chegou!!! (sim eu sei, apesar de ter demorado horrores, sorry).
Bom, como eu falei há um tempinho AQUI no blog, vou compartilhar um pouco da minha experiência na área da Comunicação com vocês e, apesar de o título da série ser "Marketing", bebê quando falamos em Comunicação, a coisa é bem mais embaixo. Vamos pro começo? Senta, pega um chá (porque tá frio) e não tenha pressa, porque o começo já tem texto pra dedéu.
Nosso primeiro passo nessa série será definir o que você quer fazer: Quer abrir um ateliê? Quer um estúdio? Quer se divulgar como bailarina profissional? Quer organizar um evento?
Depois disso, qual será o seu diferencial? O que você acha que tem de melhor para oferecer para as pessoas? É importante ter essas questões bem claras pra você, pois as vezes na vontade de expandir nossos negócios, acabamos nos perdendo da nossa essência e não conseguindo fazer tudo com qualidade (o que pode respingar no seu negócio).
Com essas duas questões claras você já tem o que quer comunicar com a sua Marca, mas o que é uma marca? Você sabe de verdade?
#partiu livro:
Uma marca, segundo Kotler (o pai do MKT), é em essência uma identificação de uma empresa ou fabricante. Ainda segundo o mesmo autor marca é “ uma promessa de fornecer uma série específica de atributos, benefícios e serviços uniformes aos compradores” ou ainda “a marca é uma questão importante na estratégia do produto. Estabelecer marcas é caro e consome tempo, podendo promover ou destruir um produto...” Sério né? Bom eu acho!
A criação de uma marca não é apenas o nome do seu produto ou serviço, nela está embutido tudo o que fará os consumidores identificarem seu produto ou você: Cor, Som, Identidade Corporativa, Símbolos, textos, desenhos, etc...
Dito isso, partimos para a escolha do nome, o que chamamos de "Naming":
O que é naming?
Naming é a arte de criar um nome pra sua empresa e que vai muito além de simplesmente colocar o seu nome nela =]
Eu, JOYCE, tenho uma certa relutância a algo que acontece muito no nosso mundo bellydance, ou até mesmo de dança que são: escolas levarem o nome de apenas um profissional, geralmente de quem o fundou. Acho que quando iniciamos um projeto, como uma empresa, o ideal dos mundos é esse projeto crescer tanto que não seja mais só seu e sim de outras pessoas também. Portanto eu (é uma opinião minha tá gente?) não teria uma empresa do tipo "Escola Joyce Borges de Dança", isso pode gerar problemas futuros como:
O que precisamos ter em mente é que um nome deve transmitir uma mensagem que pode estar inserido no significado da palavra, na junção de uma sigla etc. Passar a mensagem da sua essência com o nome da sua empresa é uma boa parte do caminho.
- Você tem uma equipe de professores super competentes para atender seus alunos, mas os mesmos só querem aulas com você porque o nome do estabelecimento é o seu.
- Não conseguir "segurar" alguns profissionais, pois o nome da escola é o seu e as pessoas podem ter dificuldade de conhecer o trabalho de outros profissionais, por conta de divulgação etc.
O que precisamos ter em mente é que um nome deve transmitir uma mensagem que pode estar inserido no significado da palavra, na junção de uma sigla etc. Passar a mensagem da sua essência com o nome da sua empresa é uma boa parte do caminho.
Logotipo (Logo + Tipografia):
Um logotipo é composto por: Logo (símbolo) e Tipografia. O logotipo é o nome fantasia da empresa e pode ser inclusive registrado via INPI (registro de marca).
O símbolo é uma ilustração que visa representar graficamente o conceito por trás da marca (o que ela quer comunicar de acordo com seus valores, o que oferece, publico etc), e a Tipografia é a letra que você utiliza pra escrever o nome da sua marca. Ela pode ser criada exclusivamente para a sua marca, adaptada de alguma já existente ou ainda ser utilizada de uma existente mesmo.
Para observação:
Há marcas que são somente a tipografia, não tem simbolo que as represente e ainda assim tem sua força, como por exemplo a Coca-Cola. Outras apenas com o símbolo você consegue saber do que se trata, como a Apple.
Please NEVER SAY "LOGOMARCA"!!!
(Tia Jujuba agradecerá eternamente)
(Tia Jujuba agradecerá eternamente)
Isso não existe! É um neologismo, logotipo é algo que compõe a Marca.
Paleta de Cores, sim elas são importantes:
Existem estudos de que as cores transmitem sensações, elas representam um papel importante na vida humana, mesmo nós mortais não percebendo; essa influência existe e atua vivamente em nosso físico, mental e emocional. Pesquisas têm demonstrado que as cores frias do espectro azul, índigo e violeta têm efeito calmante e relaxante; do outro lado, as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) estimulam, ativam e até irritam. Enquanto algumas cores têm efeito deprimente, outras despertam alegria, algumas tristeza e outras excitam as atividades motoras. A verdade é que cada tonalidade desperta em nós alguma reação, quer física, emocional ou psicológica, basta sabermos o momento certo e a melhor forma de usá-las.
É importante levar tudo isso em consideração quando criamos uma marca, para sabermos o que queremos causar nas pessoas quando se deparam com nossa marca.
Quero, um dia, fazer um post por aqui sobre a energia das cores, o que elas representam ou causam nas pessoas, o que é mais usado em qual segmento etc, mas se eu começar a discorrer sobre esse tema hoje, nós vamos terminar de ler o textinho em 2083 junto com a inauguração das últimas linhas do metro de SP (oremos), Então eu deixo vocês com a imagem abaixo, pra ter uma leve noção do que as cores significam, marcas que as utilizam etc.
Fonte: http://vrscursos.com.br |
Bem grosseiramente falando, a marca é este conjunto de logotipo e cores (grosseiramente porque uma marca vai além disso, é o que quero explicar pra você nessa série). Ela é o principal elemento da identidade visual da empresa e deve ser aplicada dentro das especificações apresentadas num Manual de Identidade Visual, obedecendo todas as relações de proporções entre elementos e formas de aplicação pré-definidas, que visam manter sempre a mesma identificação visual, independente do contexto gráfico em que a marca esteja inserida. Nem sempre você terá dinheiro para elaborar uma marca e um manual de identidade visual, mas seguir o padrão do que já foi estabelecido já é um bom começo. Por exemplo: se sua marca tem as cores amarelo e preto, tente utilizar cores da mesma paleta para anúncios, brindes etc. O verde, pink e azul não cabem aqui, pois não são das mesmas famílias de cores. Entende?
Sim, o papo é mais complexo do que parece, mas vamos com calma rs. Abaixo eu trago o que fazemos aqui na Mahasin, pra você ver na pratica toda a ladainha teórica que eu acabei de fazer você ler. Então, na Mahasin...
Definição de Naming:
O "Mahasin" veio inicialmente da necessidade de fazer com que o público relacionasse facilmente o nome da Cia. com o nome da idealizadora Isis Mahasin, por isso o nome se manteve como o do sobrenome artístico da coreógrafa. Por se tratar de um sobrenome até "usual" no meio oriental, optamos por não colocar Cia Isis Mahasin, pois a ideia nunca foi relacionar a Cia. a apenas um profissional.
O significado de Mahasin é "Que maravilhosa", e é um nome de origem muçulmana, se estudarmos esse nome relacionando-o a numerologia, vemos que muito tem a ver com a proposta da Cia: algo a frente de seu tempo, alguem que aprende rápido, comprometido, entre outras tantas características que tem a ver com a nossa essência.
O significado de Mahasin é "Que maravilhosa", e é um nome de origem muçulmana, se estudarmos esse nome relacionando-o a numerologia, vemos que muito tem a ver com a proposta da Cia: algo a frente de seu tempo, alguem que aprende rápido, comprometido, entre outras tantas características que tem a ver com a nossa essência.
O "Cia. de Dança" apenas, sem definição de modalidade vem da nossa vontade prematura de incluir novos estilos de dança no core da companhia, sem delimitar, desde sempre.
Definição de Tipografia:
Apesar de sempre querer ampliar nossos horizontes, precisávamos ter algo oriental que querendo ou não, é o foco da Cia., é o nosso ponto de partida, nosso core business atual e que transmitisse o fácil reconhecimento das pessoas do segmento na marca, como algo oriental. A fonte utilizada no logo da Mahasin é a Aladdin.
Definição do Logo:
A escolha do boneco em Arabesque, uma posição de dança que é utilizada em diversas modalidades, não só na dança do ventre, vem para reforçar a nossa vontade em não nos caracterizar eternamente como uma Cia apenas de dança do ventre.
Definição das Cores:
A ideia era fugir um pouco do usual utilizado por marcas ligadas a dança do ventre, com originalidade e uma certa tradição. O pink aqui traz a tradição, por ser uma cor muito utilizada para marcas no segmento e o verde limão traz o inusitado, além é claro dos significados das Cores que podem ser levados em consideração, em resumo:.
Rosa: Amor universal, sensualidade, poder feminino.
Verde: Esperança, equilíbrio, perseverança.
Rosa: Amor universal, sensualidade, poder feminino.
Verde: Esperança, equilíbrio, perseverança.
Bom, espero que você tenha gostado desse primeiro post da nossa série, o que vou postar aqui é parte do meu projeto de consultoria e orientação de comunicação para profissionais da dança. Espero que esse material te ajude =]
Uffaaaaa
Ahhh e se tiver alguma duvida, sugestão ou algo a contribuir com essa série mande para ciamahasindedanca@gmail.com vou adorar receber seu email =]
Ahhh e se tiver alguma duvida, sugestão ou algo a contribuir com essa série mande para ciamahasindedanca@gmail.com vou adorar receber seu email =]
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