terça-feira, 19 de julho de 2016

Se Vira Belly #3 - Compactar arquivos

Por Leide Cruz

Fonte utilizada: Adobe Gothic Std B


Quantas vezes você já tentou encaminhar arquivos por e-mail ou receber e não conseguiu devido ao tamanho dos arquivos? Ou transferir arquivos para outro computador e ficou horas copiando em um pendrive para depois copiar para outro computador por causa do tamanho dos arquivos? Isso acontece, né?! Então, no post de hoje vamos aprender a compactar e descompactar arquivos e, assim, facilitar nossa vida, afinal haja musica, foto e vídeo que consumimos nessa vida Bellydance.


Compactar ou “zipar” significa reduzir o tamanho de vários arquivos em uma mesma pasta, possibilitando transferir arquivos com maior facilidade e muito mais rápido. Isso é muito bom pra gente que quer compartilhar todas aquelas mil fotos das nossas apresentações, os vídeos que são muito pesados, ou passar para a amiga aquelas músicas legais que você baixou, não é? E sabe o que é legal? Você pode zipar ou compactar tanto arquivos soltos como também em pastas.

Então, vamos lá: temos duas formas mais comuns de fazer isso. Podemos fazer através dos aplicativos WINZIP e do WINRAR, neles iremos compactar e descompactar arquivos. Vamos para o passo a passo de cada um deles:

WINRAR
1. Selecione os arquivos ou pastas que você deseja compactar:

2. Clique com o botão direito nos arquivos selecionados, irá abrir uma caixa de opções, na opção ADICIONAR PARA O DESKTOP.RAR criará uma pasta compactada direto em sua área de trabalho, sem opções:
3. Clique em ADICIONAR PARA O ARQUIVO, onde teremos mais opções:
4. Aqui você poderá renomear o arquivo, selecionar se irá compactar em WINRAR ou WINZIP, etc, clique em OK:
5. Aguarde a compactação dos arquivos e criação do arquivo;
6. Criado o arquivo, você pode encaminhar via e-mail ou gravar em CD, Pendrive, etc:
7. Para abrir os arquivos é só clicar duas vezes como qualquer outra pasta:
8. Para extrair os arquivos de uma pasta compactada, é só clicar com o botão direito na caixa que irá abrir. Você terá três opções: EXTRAIR ARQUIVOS, EXTRAIR AQUI ou EXTRAIR PARA DESKTOP (pasta criada):
9. No nosso caso, iremos usamos EXTRAIR ARQUIVOS para criar uma pasta e ter opções de renomear e escolher onde salvar os arquivos: 
10. Aparecerá uma pasta, conforme selecionado, com os arquivos que você compactou: 

WINZIP (Pasta Compactada)
1. Selecione os arquivos ou pastas que você deseja compactar:
2. Clique com o botão direito nos arquivos selecionados. Irá abrir uma caixa de opções, na opção ENVIAR PARA abrirá outra caixa de opções, clique em PASTA COMPACTADA:

3. Isso criará direto uma pasta com os arquivos compactados na sua área de trabalho:

4. Para abrir os arquivos, é só clicar duas vezes como qualquer outra pasta:
5. Para extrair os arquivos de uma pasta compactada, é só clicar com o botão direito na caixa que irá abrir. Você terá três opções: EXTRAIR ARQUIVOS, EXTRAIR AQUI ou EXTRAIR PARA DESKTOP (pasta criada):
6. No nosso caso, clicaremos em EXTRAIR ARQUIVOS para criar uma pasta e ter opções de renomear e escolher onde salvar os arquivos:
7. Aparecerá uma pasta, conforme selecionado, com os arquivos que você compactou:
Agora ficou mais fácil encaminhar, gravar ou receber aquele montão de arquivos. Bora compactar, zipar, descompactar, etc… Escolha a forma que te agrada mais e pronto! E até o próximo Se Vira Belly!

Nenhum comentário:

Postar um comentário