terça-feira, 28 de junho de 2016

Mahasin Social: Evento EMEB Julio de Grammont

Por Eliane Rosa



Dançar não apenas pra cuidar da própria alma, do próprio ego, ou ainda pra cuidar do corpo, mas sim para levar algo especial as pessoas que nos assistem, uma nova cultura, uma nova dança, o conhecimento do até então desconhecido. A Mahasin está engajada e de olho em projetos de cunho social que contribuem para um mundo melhor. Nossa estreia nesse novo projeto eu tive a honra de coordenar e o resultado você vê a seguir :)
Em maio recebi o convite da professora Simone Henrique para dançar no Evento Cultural da Escola com as Famílias da EMEB Júlio de Grammont que aconteceria no dia 18/06 na escola. Então imediatamente falei com a Joyce e a Isis e elas permitiram que eu falasse com as meninas para participarmos do evento, na sequência a Jaque e a Paloma encarregadas pelo "departamento" de apresentações de cunho social da Mahasin que me ajudaram na comunicação interna.

Desde o início sabia que não seria muito fácil, pois iriamos nos apresentar para um publico que não conhece muito sobre essa arte que é a dança do ventre, e também por ser uma escola de ensino básico, se tratava de crianças.
A principio a ideia era levar três coreografias de grupo e dois solos, mas com a incompatibilidade de agenda, no final acabamos levando dois solos e uma coreografia em trio: um solo representado por mim, o trio com minha participação, da Paloma Magalhães e da Jaque Rodrigues, e um solo representado pela Paloma.

Paloma Magalhães, Jaque Rodrigues e Eliane Rosa
Tomamos muito cuidado com cada detalhe, pois sabíamos que nosso publico não estava acostumado com esse tipo de dança, por isso decidimos levar apresentações com acessórios, o fan vel e o véu de seda que trazem delicadeza, magia e beleza e, o bastão que representa um pouco do folclore, alegria e agilidade.

Na hora de me apresentar foi uma emoção que mal cabia dentro de mim, a responsa era enorme de fazer um solo da coreografia que amo e representar minha cia de dança. A Paloma também fez bonito, dançou com uma delicadeza e beleza. As crianças amaram, tanto o véu de estrelas como o fan véu e da alegria e agilidade da coreografia do bastão.

Tivemos o prazer de dividir o palco com dois grupos de ballet, apresentações lindas também onde apesar da pouca idade eles mostravam uma segurança, disciplina e incrível beleza no que faziam.

O resultado de tudo isso? Nossa satisfação em fazer algo diferente, levando cultura a quem nem sempre tem acesso e a gratidão em ver o que ficou guardado na mente e no coração dos alunos... dá uma olhadinha nos desenhos da atividade em sala de aula pós evento:

Eles gravaram o nome da coreografia =]

Gente, tá igualzinho!!!

Foi muito gratificante nos ver representadas em desenhos e saber que todos gostaram e queriam saber mais.

Então só tenho agradecer a Mahasin pelas coreografias, a Jaqueline e a Paloma por representarem comigo a nossa cia de dança, Simone Henrique pelo convite e a EMEB Julio de Grammont que nos permitiu levar um pouco da nossa arte para seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário