terça-feira, 21 de junho de 2016

E com vocês: Desvendar!

Por Isis Mahasin



Toda bailarina de dança do ventre quer saber o que seu corpo é capaz de fazer. Entender o que seu quadril faz e como ele faz é essencial para comandá-lo em um solo de percussão ou em qualquer momento de sua música. Quer entender como aplicar velocidade, onde colocar força, intenção, onde relaxar e deixar fluir o movimento? Então vamos entender o que é o Desvendar 2016.

Há um tempo criei um curso na escola onde dava aula para alunas de nível intermediário e avançado, escolhi estes dois níveis, e não necessariamente o profissional, porque eu lembro da minha época de aluna e também porque convivo com alunas deste nível em várias turmas de várias escolas, e sei que é neste momento que começamos a separar o "joio do trigo". A aluna de intermediário sabe praticamente todos os passos do nosso mundo bellydance, só não sabe uma coisa: como usar tudo isso? Sim, essa é uma das principais diferenças entre alunas avançadas/profissionais e alunas do curso intermediário.

A proposta inicial do curso era fazer dois meses de limpeza e aprofundamento de passos semelhantes em sua construção, como por exemplo, os deslocamentos: estudávamos a meia ponta, o equilíbrio, eixo, posicionamento dos pés e quadril, trabalho de braços nos deslocamentos e claro, todas as variações de deslocamentos possíveis. E assim foi feito com ondulações e véus, quando chegamos no quadril foi quase uma unanimidade: "nossa poderíamos fazer mais tempo né?", "é muita informação para absorver e ser trabalhada, podemos passar do horário?", "Prof, que tal fazer mais uma vez na semana?", mas a política da escola era seguir o protocolo, e eu havia montado o curso com 2 meses para cada estilo e tive que seguir assim até o término. Passado o curso, os semestres da faculdade foram ficando mais difíceis, entrou estágio, a companhia entrou em competição e quando eu vi já não tinha tempo para fazer mais nada, e acabei deixando o projeto para depois, e depois, e depois...

Ainda na faculdade passava horas no laboratório de anatomia fazendo os "esqueletos dançarem", rs, só pra ver como as articulações se comportavam. Então, passado tudo isso, Cia organizada, diploma na mão, adeus aos estágios, este ano resolvi reformular todo o curso aplicando os conhecimentos de anatomia que aprendi na formação em Educação Física, alguns workshops aqui, uma aula particular ali e assim nascia o Desvendar 2016. A proposta deste módulo é justamente desvendar o nosso quadril. Desde que comecei a dança do ventre o que era mais fácil para mim eram os movimentos de quadril, demorei muito para girar, ondular e os braços então? Senhor!! Mas o quadril sempre foi a minha praia, então sempre busquei melhorar o que tinha de ruim, mas não deixava de lado minha maior paixão =] 

A ideia desse curso é passar para as alunas aquilo que compreendi nos meus estudos, muitas vezes não precisamos de força no nosso quadril e sim de agilidade, ou aquele passo super intenso não precisa de rapidez, e sim de uma forma de desacelerar rapidamente, que tem muito a ver em como posicionamos nosso corpo e contraímos determinado músculo para estabilizar uma articulação, e não em fazer correndo. Por exemplo, apesar de ser o joelho que dá a possibilidade de movimento no nosso quadril, é a forma como executamos as contrações e comandos no nosso abdome que dão seu direcionamento. Estas e outras informações são discutidas e aplicadas, facilitando a forma como nos comunicamos e comandamos o nosso quadril. Além disso o curso conta com:

  • Apostila;
  • Noções de Anatomia e Cinesiologia;
  • Estudo básico de ritmos;
  • Musicalidade;
  • Exercícios de fixação; 
  • Sequências diversificadas e ricas;
  • Muito bom humor e informação;

O curso acontece por 5 meses na escola Movimento & Arte, localizada na Av. Padres Olivetanos, 309 - Vila Esperança, próximo ao metrô Vila Matilde, sempre as sextas-feiras das 20h30 as 21h30. Além de mim, outras professoras virão avaliar as alunas ao término do curso e será emitida uma nota para seu desempenho final e esta, virá anexa no certificado de especialização em técnicas de quadril. Como os módulos são independentes no próximo curso pode entrar quem fez ou quem não fez este de quadril, pois abordaremos outros temas a cada módulo. 

Quer sabem mais do curso? Ligue ou mande um e-mail:

ciamahasindedanca@gmail.com
(11) 9524-2980 - Cel e WhatsApp

contato@movimentoearte.com.br
(11) 95413-0932 - Cel e WhatsApp

Te espero!

Nenhum comentário:

Postar um comentário