terça-feira, 7 de junho de 2016

Estilos de dança: Khaleege

Por Isis Mahasin
E no Estilos de Dança de hoje uma dança que sai da zona de conforto de nós bellydancers! Com uma movimentação graciosa, enérgica e misteriosa, onde o foco não é o sobe e desce do quadril e suas milhares de possibilidades, mas sim uma marcação cadenciada nos pés e um destaque para cabeça, cabelos e toda parte superior. Quer saber os mistérios e belezas do Raks el Nacha'at? Então vamos lá.

Você talvez nunca tenha ouvido falar em Raks el Nacha'at mas a imagem no começo do post te da uma boa dica deste folclore lindo e particularmente um dos meus preferidos, eu to falando do Khaleege, "ah, esse sim, esse eu conheço"! O termo Khaleege em árabe significa Golfo, que é a região onde segundo as pesquisas ele nasceu, o Golfo Pérsico é uma área da Península Arábica que envolve Emirados Árabes, Quatar, Arábia Saudita, Oman, Kwait e Bahrain.

O khaleege ou Kaliji é dançado com uma túnica comprida de tecido fino bordado, chamada Galaabya, a maioria das apresentações de folclore que você for assistir será realizada com galaabyas no caso das mulheres, mas no Raks el Nacha'at ela é bem mais larga e bordada com diversos desenhos brilhantes e não com várias moedas como estamos acostumadas a ver, ela é utilizada por cima da roupa do dia a dia no caso das mulheres desta região ou da roupa tradicional de dança do ventre, no caso de apresentação.

Galaabya Khaleege

Galaabya que pode ser usada em Said, Pandeiro, etc.
A movimentação desta dança quando diz respeito as pernas, é caracterizada por uma marcação "arrastada" nos pés, muito parecida com a que usamos para mercar o Ayoubi nas músicas, mas seu real charme está mesmo nas movimentações de cabeça, onde podemos realizar círculos, oitos, marcações em cima e em baixo e também nas laterais, ou seja, apesar de ser uma dança graciosa com movimentações utilizando a própria túnica (Galaabya), braços e tronco com desenhos suaves, também é uma dança de contraste, com partes fortes e intensas nestas movimentações de cabeça e muito alegre.

O ritmo utilizado para esta dança é o Soud e já falamos sobre ele na nossa coluna de ritmos, você pode saber mais sobre ele AQUI.

Sobre os passos há muitas divergências sobre qual linha seguir, se você aprendeu como eu com aqueles sinais nas mãos e punhos, colocando o punho na testa, no ombro e etc, talvez fique chocada em saber que não é bem assim que funciona. Quando vou ensinar algum tipo de folclore tomo muito cuidado com o que vou falar, porque não sou de lá, não vivo a cultura deles e não sei seu significado profundo, então como opinião pessoal acredito que tudo o que fazemos temos uma certa "licença poética" para fazer, então há quem diga que estes sinais de mãos não são característicos e há quem diga que é assim que se dança Khaleege. 

Para solucionar esta dúvida na hora de ensinar minhas alunas faço da seguinte forma: informo a elas que há estas duas linhas, que eu particularmente não uso estas mãos (acredito que não tenha mesmo) mas ensino para elas reconhecerem quando verem, o mais importante é mesmo informar e não deixar suas alunas no escuro! Já que falamos de movimentações, vamos ver a dança em si?


Gosto muito da Aziza neste vídeo acho ela muito delicada para dançar e gosto muito desta música, indico para estudar as movimentações.


Como opinião pessoal a dança que eu mais gosto é a da Fátima Braga, ela é muito ágil e extremamente graciosa, um dos meus vídeos favoritos. Agora que você já conhece tudo que é necessário para dançar Khaleege vista sua galaabya e Enjoy ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário