sexta-feira, 2 de outubro de 2015

O que rolou no Festival Nacional Shimmie

Por Joyce Borges





A dança é do ventre, mas nós dançamos tudo! 
Dançamos com o ventre e com a alma! 
É forró? Dançamos! 
É tango? Dançamos! 
É tema de filme? Dançamos! 
Nossa arte se adapta aos mais variados estilos de musica, interpretação e sentimentos. Podemos escolher qualquer musica e assim dança-la, exteriorizando o que sentimos. 

É com esse pensamento acima que começo esse post muito especial sobre o fim de semana, senta aí amiga porque eu vou falar pra caramba hoje Haha! No último fim de semana rolou aqui em São Paulo mais uma edição do Festival Nacional Shimmie e cara, foi de arrepiar! A Mahasin participou do Concurso Grupo Moderno com a coreografia Arabesque, no sábado. Não ganhamos nenhum prêmio oficial, mas aprendemos e descobrimos algumas coisas sobre nós.
No sábado, cada uma das integrantes estava com algum "problema", explico: eu estava de ressaca pós show e com dores que me lembravam a chuva que tomei de madrugada, a Isis estava com uma contusão na panturrilha, que inclusive a impediu de concorrer no solo profissional, a Dany de TPM, a Gi perdeu um parente querido durante a semana e ainda estava de luto, a Leide, nossa gravidíssima, está nos últimos meses de gestação, aquele momento onde tudo incomoda e a Eli coitada, aguentando todas nós. Todas pensávamos que definitivamente aquele não era um bom dia pra subir no palco, mas nos subestimamos. Como de costume, antes de entrar, na coxia, fizemos a nossa vibração em grupo por boas energias e combinamos levar pro palco a nossa alegria, e deu super certo! Todos os ensaios desde o Nureen, a técnica, o profissionalismo de cada uma e acima de tudo o amor a dança aflorou no palco e foi uma das nossas melhores apresentações, a Isis saiu mancando, (inclusive obrigada a todos que nos ajudaram com gelo, mãos amigas e desejos de melhoras), mas ela já está bem e pulando de novo hoje!

Dançamos e fomos assistir as apresentações do Concurso Solo Profissional que esse ano o tema era "Filmes" e cara, foi um show de: talento, interpretação, sensibilidade, criatividade, técnica, profissionalismo e tantas outras coisas, que eu ficaria aqui escrevendo por horas.  

Sobre as apresentações das Ganhadoras: 
1º Lugar: Lisleine Diniz. Ela dançou O Máscara (eu perdi #triste), mas vi no facebook tá?! Haha. Acompanhamos a Lis há tempos, já são incansáveis camarins divididos. Torcemos muito por ela e pelas alunas. Achei absolutamente super merecido!
2º Lugar: Ana Luisa Chielli. Ela dançou Flashdance, e eu vibrei com cada movimento. Tão lindo, tão técnico, tão alegre, tão tão tão tudo! 
3º Lugar: Karol Sálua: Princesas da Disney. Ela deu uma aula de criatividade! Cada hora que ela tirava uma saia eu me surpreendia mais e mais, amei!!!

Me emocionei muito (muito, muito mesmo) com a apresentação da Liliane Pardini que dançou Cidade dos Anjos, chorei igual uma criança, meu filme preferido desde quando me entendo por gente.
Amei a apresentação da Camila Arruda que dançou Dirty Dancing , Aline Mucci de Malévole deu um baita show de interpretação e a Vivi Giminez estava no seu habitat natural dançando Cinderela. 

Agora sobre quem me deixou grata por saber que existe tanta qualidade em dança por aí:

Grupo Mahaila el Helwa: o que esperar de um grupo composto por bailarinas e profissionais incríveis? A melhor interpretação de musica clássica de grupo que já vi e claro o 1º Lugar. 


Cia Flor de Lótus: Que fusão MARAVILHOSA essa com Carmem Miranda! Linda, elegante, técnica, original. Amei!
Núcleo Ju Marconato: Elas sempre arrasam, praxe! Só que eu nunca vi uma fusão com Rock tão bem executada, leitura musical (de rock eu entendo meu bem), técnica, coreografia. Ai que vontade de estar ali dançando com elas!
Grupo Shirley Salihah: elas dançaram uma musica de 2Cellos... Ai morri!!! 

Agora sobre o meu arrependimento de não ter ficado pra assistir o show de gala Emoticon unsure Chrystal Kasbah com toda a sua sensibilidade na abertura, meu Deus que lindo! E depois ainda teve Ave Maria, se me arrepiou de assistir ao video, imagina quem estava na platéia. Shirley Salihah dando um show de técnica, dançando Matrix. Roberta Soares, Silvia Soares e Danielly Inô representando e mto mto mto bem o Alto da Compadecida, tão lindo, tão sutil, daquelas coisas que vc vê e pensa, pq não pensaram nisso antes? E claro, Mahaila el Helwa representando Perfume de Mulher (sim, vcs devem ter percebido que eu AMO tango), tão elegante, tão adequado, tão gigante no palco!

Uma coisa que eu achei muito legal foi a premiação, esse é um ponto que acredito que todos os Festivais poderiam se preocupar. No Shimmie além das premiações de troféu e matéria na revista, para os vencedores o Shiva Nataraj deu bolsa de 50% no curso de Técnico em Dança, uma super iniciativa, afinal de contas, todos sabemos que pra ser professora de dança do ventre você não precisa ser formado em um ensino superior e nem sequer o técnico, o que, a meu ver (que fique bem clara que é a minha opinião) dá uma bagunçada na coisa toda, não tendo um padrão de ensino etc. Parabéns a Shimmie e a Leda e Fernanda pela iniciativa, cobicei muito essa bolsa na hora da premiação haha.
Eu sei que eu já falei muito, mas não posso encerrar sem antes da Parabéns a uma das Mahasins que subiu no pódio no domingo. Ju Chiquetto participou com o Grupo Ra de Dança do Ventre e Folclore e levou o 3o lugar, que orgulho :) Parabéns Tati Lamas pelo trabalho e se cuida mulher!!!
Infelizmente, em época de Facebook, vídeo no Youtube é luxo! Até o momento da publicação desse post eu ainda não havia encontrado nenhum vídeo das apresentações citadas aqui, além do grupo da Mahaila, mas se vocês procurarem no perfil do Facebook da Shimmie, encontrarão a maioria!

Parabéns a Revista Shimmie por acreditar no potencial das bailarinas de Dança do Ventre desse país e propor desafios para que todas possam mostrar o seu potencial. Parabéns pela qualidade e inovação sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário