terça-feira, 8 de março de 2016

Se Vira Belly! #2 Cachê

Por Isis Mahasin

Fonte utilizada: Antipasto

     Muitas alunas e amigas me perguntam sobre o quanto cobrar de cachê nos shows e aulas particulares, muitas pessoas não sabem calcular o valor e, é sempre importante considerar que o deslocamento, hora aula, roupa, maquiagem, e até o horário do show interferem. Se você não sabia de nada disso, então o Se vira Belly! de hoje é para você!
     Para quem não sabe sou formada técnica em dança e graduada em Educação Física pela FMU, duas profissões que precisamos saber colocar valor nas coisas. Quando comecei a entrar nesta área de shows ia muito pelo que me ofereciam, quando era muito ficava feliz, quando era mais ou menos ficava mais ou menos e quando era pouco falava que não dava. Com o tempo vi que me faltava critério para recusar e aceitar, o que é pouco? Muito? Foi aí então que comecei a criar linhas de raciocínio que depois fui acrescentando estratégias dos cursos que fiz.


     Bailarinas que estão começando, pelo amor do seu Habibi, não paguem para dançar! (tô me referindo as profissionais tá? Se você é aluna e quer se apresentar em algum evento, deverá pagar inscrição). Cobrem mesmo, pela sua arte, mesmo se for sua amiga, aluna, colega, prima, etc. São estas pessoas que tem que valorizar mais ainda a sua dança, porque estão perto de você. Essa coisa de "Aproveita que você está aqui e faz uma dancinha pra gente" não rola né? Ou você chega no seu amigo Advogado: "Olha, já que você está aqui pode dar entrada neste processo para mim?" ou para aquela amiga Dentista no meio da balada: "Você pode olhar o meu dente do siso? Acho que ele está nascendo"... Não né?
     Porque não? Porque é falta de respeito! Agora dança do ventre é menos que qualquer outra profissão? Você não estuda? Não paga mensalidade, figurino, make, acessórios, roupa de aula? Então galera, se vocês tem uma bellydancer na vida de vocês este é o primeiro passo para viver em harmonia com ela, valorize seu trabalho! #desabafo

     Voltando ao assunto, existem uma série de fatores que precisamos levar em conta, segue abaixo uma listinha pra você ter como ponto de partida:

1) Estabelecer um valor de base: 
Para estabelecer este valor você precisa colocar na sua cabeça um valor mínimo que quer ter de lucro, sem contar os seus custos, o que quero dizer com isso? Vamos supor que este valor seja R$ 100,00, então se eu sair da minha casa pagar táxi, tiver que alugar roupa para ir dançar (as vezes pedem uma cor de roupa que você não tem), almoçar por conta (as vezes temos que ficar esperando a entrada de outras bailarinas ou o show é em dois períodos), comprar acessórios e outras coisas eu preciso arcar com tudo isso e ainda me sobrar R$ 100,00. 

2) Período do Show: 
Manhã, tarde ou noite, tudo depende da sua rotina. Se você faz faculdade de manhã ou de noite e terá que faltar precisa colocar um valor a mais por isso. Se trabalha como eu, dando aulas e precisará desmarcar ou pagar uma substituição, precisa colocar na conta, exemplo: Eu tenho aquele valor fictício de R$ 100,00 que é a minha base, e me pedem para fazer um show bem na terça as 20:00 (coisa rara, mas acontece), só que nesse dia eu dou duas aulas as 19:00 e as 20:00 e nestas turmas vou ter que pagar uma professora substituta e isso vai me custar R$ 70,00 pelas duas aulas, então meu valor de base já é outro R$ 170,00. 

3) Transporte: 
Eu não dirijo e levo em conta o meu meio de transporte, se for muito longe pergunto se a pessoa vai pagar o taxista, se não eu falo para aguardar, ligo para um taxista de confiança e pergunto quanto que ele cobra para me levar, esperar e me trazer de volta. Se vou de carro com uma amiga ou meu marido vai me levar, pergunto sobre gasolina, estacionamento e pedágio se houver, faço o cálculo e coloco o valor em cima.

4) Quantidade de apresentações: 
São 3 entradas? Tem troca de figurino? É um show de 30 min? 1 hora? Eu terei camarim? Se você pensar em um show com 3 entradas ele dura uns 15 minutos, então é curtinho, agora se for pensar sobre 30 min, 45 min... 1 hora, a coisa começa a complicar. Tem que perguntar se tem lugar para ficar, tomar uma água, deixar as coisas, etc. Quanto mais tempo de show mais caro deve-se cobrar. Infelizmente não há uma tabela padrão para calcular isso, o que eu faço é o seguinte: Voltando aquele valor base fictício de R$ 100,00 (é fictício tá gente?) isso para um show padrão de 3 entradas, se tiver que ficar 30 min parto de um valor de base de R$ 150,00, se for para ficar 45 min já é R$ 200,00 e assim vai... afinal para ficar este período dançando você vai precisar de uma boa make, um bom sapato, uma roupa que além de linda seja confortável e uma boa hidratação no seu cabelo.

5) Figurino e acessórios: 
Este item é o mais óbvio e o menos lembrado, quando você vai dançar normalmente oferece os acessórios que tem, já pensou no aluguel destes acessórios? Pense que se você fosse alugar para sua amiga uma espada, um véu de seda e um candelabro, quanto cobraria? Emprestar para ela por 30 minutos? Sim, você tem que contar isso, porque seus acessórios precisam de manutenção, ou você não perfuma seu véu, limpa sua espada e troca em toda apresentação as velas do seu candelabro? Então isso tem que entrar na conta Ok?!
Figurino eu sempre coloco na conta se tenho que levar mais de um, se preciso me trocar, se vou levar aquela saia com plumas na ponta que sempre deixa a metade das plumas no salão e você tem que reaplicar... faça a conta também.

     Cá entre nós existem locais de São Paulo onde o poder aquisitivo é melhor, você não vai cobrar o mesmo valor de show na festa do joãozinho e no Buffet lá do Morumbi né, mas já vi gente que cobra. É só uma opinião minha, que você pode concordar ou não. 
     Para finalizar tenho uma planilha de valoração que faz a conta por você de cada curso que você fez de acordo com a porcentagem que você determina, então funciona assim, o meu técnico de dança vamos supor que eu investi em 2 anos cerca de R$ 10.000,00. Do conhecimento que eu adquiri lá eu utilizo 0,01% em cada show, ou seja R$ 100,00 então como eu investi neste curso, tenho um diferencial e isso deve ser cobrado no meu show, pois faz de mim uma bailarina melhor. E aí você vai jogando os valores, e ela vai calculando para você, seu transporte etc. Quem quiser é só solicitar pelo nosso email: ciamahasindedanca@gmail.com que enviamos.

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida ou sugestão me avisem, afinal, sempre podemos melhorar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário