terça-feira, 29 de março de 2016

Estilos de Dança: Pandeiro

Por Isis Mahasin
Foto: Nagla Yacoub

     Quando o assunto é folclore nada melhor do que Nagla Yacoub para se inspirar, por isso não consigo pensar em outra foto de capa que n~çao seja ela hehe. Hoje o assunto é Pandeiro e vamos explicar mais sobre origens, músicas, figurinos e mostrar belíssimos grupos para entender mais desta dança maravilhosa. Vamos começar?
     Raks el Daff ou em bom português: Dança do Pandeiro. É uma dança originária do Alto Egito e comum no Líbano, dentro da parte mística da dança representa a colheita e acredita-se ter sido agregado na Dança do Ventre por influência cigana. Ele é um instrumento cênico para bailarina, onde deve ser tocado somente nas partes mais fortes da música, diferente da forma como é utilizado pelo músico, que realiza a marcação completa do ritmo.

     O pandeiro é feito de um arco de madeira e pele de carneiro ou sintética, contem 5 pares de címbalos de metal que dão o característico som do instrumento. Ele é redondo e possui uma coloração que varia entre creme e marrom. Existem diferentes tipos de pandeiros, é importante saber identificar o tipo certo para Dançar:

Daff (Líbano), Riq/Riqq/Rik (Egito) ou Pandeiro Árabe. Esse é o correto!



Pandeiro Cigano: Sempre que for de "Meia Lua", com fitas ou "Vazado", ele terá características ciganas. Ou seja, a menos que sua apresentação seja de dança cigana... NÃO use esse!



Pandeiro de Samba: Mais fino e com a parte do meio de PVC, ou seja: NÃO!



Pandeiro utilizado por músicos para tocar e fazer acompanhamentos nas músicas, ou seja, NÃO de novo.

     Agora que já sabemos o tipo certo, vamos entender o que podemos fazer com ele: a dança com o pandeiro é extremamente alegre e demonstra ao mesmo tempo muita agilidade e delicadeza. Isto porque os relatos que temos é que era utilizado pelas bailarinas quando estas dançavam em festas para comemorar a fartura.
     Durante a música, a bailarina bate o pandeiro em diversas partes do corpo além das mãos, como o quadril, joelho, ombro, cotovelo e até os pés, mas deixe sua criatividade fluir e crie movimentações alegres e delicadas para esta dança. Um belo exemplo de alegria está no vídeo abaixo:


     Sou suspeita para falar, adoro os vídeos da Nagla! Mas perceba como ela trabalha as movimentações e bate o pandeiro nas horas mais fortes da música. 



     Outro vídeo que gosto bastante é esse acima, com uma roupa mais simples, mas com dança impecável, eu acho as movimentações criativas e muito bem executadas.

     Os ritmos mais utilizados para dançar com o pandeiro são o Malfuf, Saidi e Falahi, ambos muito agitados, alegres e rápidos. De música posso indicar para vocês pesquisarem sobre o Fares Karam, tem muitas músicas legais não só para Pandeiro, mas para bastão e algumas de dabke também.

     Sobre figurinos existem vários, consigo identificar que apesar da tendência ser sempre "Moedas, moedas e mais moedas", alguns grupos tem preferido investir mais em tecidos e até mesmo em trajes mais justos e bordados, mas em todos a barriga está sempre coberta, seja parcialmente ou totalmente. As cores são sempre vivas e com muito "Ouro" na maioria das vezes.

     Espero que tenham gostado do post meninas, e vamos estudar cada vez mais. Se tiver observações ou coisas a acrescentar pode mandar no nosso e-mail e ficaremos muito felizes com a sua contribuição. Enjoy '')

Nenhum comentário:

Postar um comentário