Você ensaiou horrores, comprou um figurino em sei lá quantas prestações, estudou muitooo e o grande dia da estreia, do espetáculo ou do concurso, chegou! Mas pra ser uma bela bailarina nem só de técnica e strass se vive... a educação e a empatia também são quesitos importantíssimos, além da organização e planejamento para que tudo saia o melhor possível!
Com a estreia da Mahasin no último domingo no IX Encontro Sahira Fatin e tantas "interações" com bailarinas no camarim e fora dele, acabei me inspirando pra fazer esse post aqui, que desejo do fundo do meu coração que você utilize e compartilhe pra mais e mais pessoas. =]
Antes:
- Faça um check list com o figurino, bijus e acessórios que você irá utilizar no dia. Assim você faz sua mala e não esquece nada.
- Cheque seu figurino antes do dia da apresentação, veja se não há linhas soltas, furos, áreas descosturadas, botões por cair etc.
- Se você vai dançar mais de uma coreografia, deixe as roupas de cada uma separada em um saquinho com tudo junto. Acessório (se possível), bijus, roupa, sapato/sapatilha etc.
- As bijuterias você pode reunir tudo em um alfinete e prender a sua roupa, assim já fica tudo junto (essa dica é da Nesrine no Arte Ponto e Virgula, não lembro em qual vídeo).
- Faça sua mala de forma organizada e acima de tudo prática. Procure não usar muitos saquinhos pra cada coisa, você se atrapalha na hora de procurar e acaba não encontrando nada.
- Um dia antes da apresentação tente não dormir tarde, não beber, não comer comidas pesadas, para que você esteja leve e tranquila no dia seguinte e não tenha imprevistos.
- Tem algumas coisinhas que você pode levar na mala (nada em exagero) para algum imprevisto e para o tempo que você vai ficar no evento: remedinho de dor de cabeça, água, fruta, bolachinha, linha a agulha etc.
No Dia:
- Se puder, chegue ao evento com maquiagem e cabelo prontos. Os camarins geralmente são pequenos e você pode não ter o tempo e local de que precisa para se preparar como gosta.
- Quando chegar ao evento procure o camarim, veja a ordem das apresentações, momento em que você dança etc. e se arrume o mais rápido possível.
- O camarim é um momento de muito nervoso, pois todas estão ansiosas para entrar no palco, se você já dançou algumas vezes e não está tão nervosa assim, ajude as demais a se arrumarem. Se você está nervosa, não consegue fazer algo, peça ajuda a alguém, não tenha vergonha.
- Se você estiver pronta e não precisarem da sua ajuda, deixe o camarim livre. Feche sua mala, ocupe o menor espaço possível. Se for deixar a mala no camarim, procure deixar no chão para que as pessoas possam sentar nas cadeiras. Se for deixar sua mala com alguém no publico deixe-a no chão para que as pessoas possam sentar para assistir.
- Tente não tumultuar o camarim. Lá também é um local de concentração.
- Ao sair ou entrar na plateia, o faça entre uma apresentação e outra, não passe na frente das pessoas enquanto alguém estiver dançando, atrapalha o publico.
- Procure não se distanciar muito do grupo para que você esteja sempre a par das orientações da professora.
- Uma bailarina é linda não só quando dança, mas sim quando está fora do palco. O bom humor, a educação e o respeito pela arte e pelos outros são acessórios de dança poderosos!
- Leve um chinelo, sapatilha ou sapato para circular pelo evento antes ou depois de dançar. Não ande descalça, você pode se machucar.
- Leve uma capa ou um véu para circular pelo evento sem o figurino amostra. Isso te protege da friagem, não estraga o encanto de o publico te ver no palco e também protege seu figurino (queda de comida, enganchar em coisas, etc).
No palco:
- Olhe para o publico quando estiver dançando.
- Sorria!
- Se estiver dançando em grupo, esteja atenta as suas colegas.
- Se errar, continue! É pra ser divertido ;)
- E o mais importante, aproveite cada segundo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário