sexta-feira, 9 de maio de 2014

Ritmos: Fox

Por Isis Mahasin




O Ritmo Fox, pode também ser conhecido por outros nomes, como Vox ou Foks. Independente de sua nomenclatura, ele continua sendo um ritmo de compasso binário, ou seja, de dois tempos e é muito utilizado para deslocar sem dúvida!! Tocado ininterruptamente ele fica assim:


Ritmo Fox 2/4 DUM TA – DUM TÁ – DUM TÁ...

Sim, ele é igual construção do Ayoub, mas o que os diferencia é a cadência, enquanto o Fox tem uma sequência ininterrupta de batidas, parecendo uma marcha, o Ayoub possui uma pausa, bem característica do ritmo.
Para quem não sabe nosso querido Fox apesar de presente em muitas músicas da nossa cultura Bellydance, não é um ritmo Oriental em suas origens, ele é uma variação do Foxtrot, este que faz parte da música moderna Ocidental e também é o nome de uma dança muito gostosa de casal. Quem ouviu e acabou gostando tanto deste ritmo a ponto de colocá-lo na música árabe foi Mohamed Wahab. É um ritmo muito encontrado nas entradas de músicas clássicas, amplamente utilizado nas músicas modernas mais recentes e nos remix de músicas antigas também.

Fica a dica
Véu, fan veil, fitas e véu wings são bem vindos para acompanhar a energia do ritmo. Velas e snujs cabem mais com outros tipos de ritmo.

Passos
Como este ritmo é bem marcado e possui uma forte batida, ele cai bem com chassé, carrinho, andadas amplas, giros e arabesques. Mas lembre-se: não podemos nunca perder a postura!

Abaixo um video da página da Bruna Nassif no Youtube, quem fez uma serie de posts para ajudar as bailocas na identificação dos ritmos:


Bjos e Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário