segunda-feira, 12 de maio de 2014

Inspirações: Saida

por Isis Mahasin

Vamos nos inspirar?
Aqui no blog eu já falei sobre o Mikhail Baryshnikov no Ballet, sobre a Nathalie Lucas no Street Jazz e Hip Hop e sobre a Lauren Rose Froderman e toda a sua versatilidade, mas e na dança do ventre? Como fica? 


Bom, sou muito “cri cri” com a dança do ventre e quando digo isso não é no clima de “Você não é igual a mim”, critico muito dos meus trabalhos... Não sou Virginiana, mas fazer o que, sou perfeccionista! 
Indo por este caminho é muito difícil encontrar uma bailarina de dança do ventre que eu admire por completo (por favor leiam o "eu admire por completo", pois isso tem muito a ver com o que eu gosto, meu estilo, minhas preferências ok?!), que eu realmente ache o quadril dela um espetáculo, os braços maravilhosos e por aí vai, muitas vezes eu não tenho estudos para fazer melhor, mas em quase 100% das vezes acho que a dança do ventre é muito mais do que ter uma postura ereta e um quadril molinho...enfim! 

A bailarina que vim falar hoje é alguém que me inspirou a estudar, porque conforme você vai passando os anos neste mundo bellydance, você encontra muitas pessoas boas, mas encontra também muitos motivam que te desmotivam. A minha carga diária de motivação são as minhas alunas e algumas poucas amigas que vieram junto com a dança que eu sei que, mais do que se preocupar em fazer sucesso, se preocupam inteiramente em melhorar a qualidade com que a dança do ventre é vista aqui no Brasil, honestamente vocês são a parte mais bonita deste meio ;)



Deixando a seda rasgada de lado, a bailarina Saida é alguém que admiro muito, primeiro por ela ter um estilo forte, eu gosto disso, alguém com estilo próprio...e que estilo! Além de linda, seus movimentos são todos limpos e intensos, mas sem deixar a dança poluída! Pesquisando uma biografia dela na internet, a que achei mais bem escrita foi a do pessoal da Dança do Ventre Brasil:

“A dançarina argentina Saida tem mais do que a dança do ventre como forma de contato com a cultura árabe: filha de imigrantes sírios, seu verdadeiro nome é Verónica Helou, já possuindo uma carreira de 18 anos na dança do ventre. Bailarina clássica desde 1983, ingressou na dança do ventre em 1991 com o mestre Amir Thaleb (diretor da Arabian Dance Company), estudando folclore árabe e a dança árabe performática. Por dez anos, Saida foi a primeira bailarina desta companhia, e em 1994, ela fundou sua primeira escola de dança do ventre, atualmente com mais de 700 alunas. No ano 2000, Saida passou a divulgar seu trabalho internacionalmente: primeiramente, se apresentou com a companhia de Amir Thaleb em Miami, ao lado do grupo Middle Eastern Dance Exchange de Tamalyn Dalal. Após este show, começou a realizar workshops com o músico Mario Kirlis por vários países, inclusive no Brasil, nos anos de 2003, 2005 e 2006 através do Festival Luxor. Em 2002, Saida criou o grupo Rakkasah, com o qual realiza apresentações periódicas na Argentina, já tendo se apresentado também no Peru e na Colômbia. E em 2004, passou a integrar o grupo Bellydance Superstars do produtor Miles Copeland, gravando no ano seguinte o DVD "Solos From Monte Carlo" com a música "New Baladi" de Mario Kirlis e a música "El Baston" (presentes no CD Bellydance Superstars 3). Também em 2005, gravou seu primeiro DVD instrucional com o maestro Mario Kirlis. Saida é uma dançarina reconhecidíssima na Argentina, a única que organizou por lá um seminário internacional de dança do ventre (trazendo nele Amar Gamal), e que é conhecida por todo o mundo. Em 2008, ela obteve o diploma de honra por ser a melhor bailarina de danças árabes na Argentina."
Se você quiser saber mais sobre esta bailarina, leia sobre ela AQUI



Bom, como vocês podem ver é uma história bem bacana a dela na dança, o que nos mostra que ela ralou muito para ter o nome que tem!!! 

Chega de conversa e vamos aos vídeos?


Este é um dos vídeos que mais gosto dela, e além do mais, tem muitos vídeos dela por aqui, nos nossos estudos de ritmos! Observe neste vídeo que ela dança em uma concentração muito grande com o músico, e se entrega a melodia no começo...é muito lindo!!



Este eu gosto bastante também, adoro essa música! Acho que ela a interpreta muito bem.

Pra encerrar gostaria de ilustrar as opiniões sobre a Saida com o comentário que a Mahlika el Hana fez no post sobre a história dela no blog Dança do Ventre Brasil e que achei super pertinente:
"Há quem critique a Saida por seu estilo muito performático; há também quem imite cada passo que ela faz.
Eu sou do time que admira a Saida, sem dúvida ela é uma das bailarinas em quem me inspiro. Mas os passos mais "exagerados" eu deixo só pra Saida mesmo, rsrs."



Na minha humilde opinião, acho que ela dispensa muitos comentários!! 


Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário