sexta-feira, 20 de maio de 2016

Curso Técnico x Formação Profissional em dança, qual fazer?

Por Isis Mahasin

          Atualmente temos muita informação no nosso mundo Bellydance, muitos workshops, aulas, aulões, cursos de formação e de aprimoramento, todos eles estão em alta no momento, isso se estivermos pensando na parte prática da dança. Entretanto ainda há certa resistência quando o assunto é estudar a teoria de algo que é reconhecido mais pela sua prática, neste post vamos mostrar os benefícios de estudar dança e espantar as suas dúvidas sobre os cursos de formação!

         Quando fui fazer o curso técnico em dança foi na verdade por pura frustração! Queria fazer faculdade de dança, mas por diversos motivos que não vem ao caso, optei por fazer pelo menos o técnico, e de fato não me arrependo da minha decisão. Me formei em educação física e hoje vejo que para o meu estilo de trabalho foi a melhor opção que fiz. Mas não é todo mundo que acerta assim de primeira, tem muita gente que nem sabe que existe técnico em dança, imagina faculdade? Pensando nisso resolvi fazer este post para ajudar quem está em cima do muro ou não sabe o que lhe aguarda, então vamos lá?

Técnico em dança

         Normalmente os técnicos em dança possuem uma grade bem abrangente e não somente direcionado para a dança do ventre, então se você não quiser sair do seu mundo bellydance ou não tem o menor interesse em aprender coisas novas este curso não lhe cairá bem. Sou formada pelo Shiva Nataraj que na época possuia a grade mais flexível, por esse motivo que resolvi fazer ele. Se você da aulas, tem outra profissão ou tem uma agenda mais maluca, o curso deles com certeza é o melhor. Lá você terá noções de anatomia, adm, eventos e tudo que o MEC acredita ser necessário para a formação de uma bailarina (você pode conferir a grade no site AQUI ou pelo telefone abaixo). 
              A parte não tão boa é que diferente do curso oferecido pela ETEC este é pago, dura 2 anos (6 meses a mais e isso sem contar a especialização) e a grade prática muda muito, então se você se ajeita toda só para fazer aquele Ballet nível 2 na segunda-feira (pois você monta a sua grade de aulas práticas de acordo com o que a academia disponibiliza) nem adianta esperar que ele dure muito, pois ele vai mudar de dia e algumas vezes a grade pode não te agradar.
          A parte boa é que ele tem especializações que é opcional e diversas unidades licenciadas além das duas próprias na zona leste: Unidade Tatuapé - Telefones: 55 11 2296.8969 / 2295.7892. Endereço: Rua Bom Sucesso, 1119, Tatuapé - SP.

            O curso oferecido pela ETEC de Artes dura 1 ano e meio e é de segunda a sexta, pode ser feito no período da tarde das 13h às 17h30, ou no período da noite das 19h às 22h40. A parte boa dele é que se você passar na prova (que é bem tranquila, coisas de fundamental e ensino médio) o curso sai gratuito para você, além de ser do lado do metrô carandiru e você já recebe a grade com bastante antecedência, podendo se programar para deixar tudo certinho. A parte não tão boa é que ele não tem quase nada de dança do ventre, tem em apenas um módulo só e ainda divide seu pequeno espaço com outras danças na disciplina de "danças étnicas", com uma carga horária de apenas 50hrs, ou seja #chateada.
           Mas acho super válido abrir o nosso leque principalmente para uma visão mais ampla de arte como é proposta lá na ETEC, lá é feito muitos exercícios de propriocepção e conhecimento corporal, mas segundo algumas colegas formadas lá, a parte de Dança de Salão está extremamente desatualizada. De qualquer forma, nada como fazer e tirar suas próprias conclusões, quer saber mais sobre? Basta ligar e pedir informações ou clique AQUI. ETEC de Artes: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Prédio 2, Santana - Telefones: 2089.0740 / 2089.0741.

Formação Profissional

       Para quem não quer sair do meio bellydance e tão pouco deixar de estudar e se aprimorar, tem a opção de fazer os cursos de formação profissional, aqueles que te habilitam a dar aulas ou aprimoram a sua técnica. É bom para você, neste período de sua vida, saber a diferença entre ser professora e ser bailarina. Ao procurar um curso de formação, há aqueles que tem um foco maior na execução de passos, no conhecimento de repertório, mas não tem nenhuma matéria que te ensina a ensinar. Estou falando de aulas que te preparem para aquela aluna que tem dificuldades de aprendizagem ou problemas de coluna, e essa é a real diferença entre ser bailarina = saber executar e ser professora = saber ensinar.
         É claro que temos que ter uma boa técnica para ensinar e sabendo como faz o movimento, temos uma noção mínima de como ensinar, mas são coisas distintas e que merecem ser diferenciadas. Dentre os cursos que te preparam para ser professora posso citar o curso Dharahz, coordenado pela Sahira e Gyslaine, ele tem a duração de 18 (dezoito) meses, e possui aulas mensais, sendo 01 domingo ao mês, das 10:00 às 17:00 hs. Para mais informações ligue (11) 2236 1558 / (11) 2302 9862.
          Já para a formação de bailarinas existem vários! Tem com a Lulu na Shangrila, encontros com a Mahaila, Esmeralda, Elis Pinheiro...todas bailarinas excelentes passando seu conhecimento, todos maravilhosos!
        A questão toda deste post é estudar dança com objetivo final, para não se frustrar. O que vejo muito é que muitas pessoas entram nestes cursos sem saber direito sobre o que se trata, sem pesquisar e conhecer o conteúdo ou o objetivo de sua formação, e assim acabam se frustrando ou desistindo no meio do caminho. Não há problema em querer ser bailarina, professora ou até os dois, mais saiba como atingir seus objetivos para não se perder no caminho e o principal, saiba que isso vai depender de estudo! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário