segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Ritmos: Masmoud

Por Isis Mahasin





Algumas fontes afirmam que é da Andaluzia, enquanto outras indicam que deriva da palavra “masmouda”, nome de uma região ao oeste de Marrocos. A tradução literal se refere a algo que se assemelha a uma base ou suporte, talvez por isso seja tão utilizado e apresente muitas semelhanças com outros ritmos.

Sua forma básica é de 8/4 tempos e possui 2 formas de ser tocado, uma chamada de Masmoudi Kebir ou Grande Masmoudi onde ele apresenta três DUMs no início da frase:

DUM DUM DUM TAKATA DUM TAKA TAKA TÁ TAKA TAKA TA KA

Outra forma bem conhecida é o Masmoudi Saghir, Pequeno Masmoudi onde ele apresenta dois DUMs mas também no formato de 8 tempos. A notação gráfica é assim:

DUM DUM TA KA DUM TAKA TAKA TÁ TAKA TAKA TA KA

Este ritmo possui lindos floreios que o torna fluído tanto em músicas clássicas como em outros estilos de dança, passando pelo solo de derbak até o estilo folclórico, hoje sendo visto também em músicas para a dança tribal. O Masmoudi traz uma certa quebra a rotina clássica, sendo utilizado como um momento grandioso da música para a dançarina fazer movimentos mais elaborados e com menor velocidade.

A marcação dos DUMs deve ser feita com movimentos fortes e marcados e a leitura seguinte pode variar entre ondulações, giros ou tremidos dependendo do floreio utilizado pelo derbakista e da melodia que aparece juntamente com o ritmo. 

Fica a dica

Na sua versão Kebir é mais utilizado em solos e em clássicas. É também conhecido como Masmoudi de Guerra, pois sua cadência é considerada mais agressiva. Desta forma, a velocidade diminui e a música fica com mais variações. Já o Masmoudi Saghir, é também conhecido como Masmoudi Caminhando, por ser um ritmo mais fluido. Os adjetivos neses incorporados como Kebir (grande) e Saghir (pequeno) diz respeito a quantidade de DUMs e não a quantidade de tempos musicais, como normalmente é confundido. Masmoudi é Masmoudi e Baladi é Baladi!

Passos

Podemos intercalar ondulações com marcações de quadril, então ele combina bastante com batidas laterais, pivôs, camelos, básicos egípcios, redondos com intensidade, oitos com acentos, etc...

Abaixo um video da página da Bruna Nassif no Youtube, quem fez uma serie de posts para ajudar as bailocas na identificação dos ritmos:



Bjos e Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário