segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Ritmos: Falahi

Por Isis Mahasin





Mais um ritmo de dois tempos para os nossos estudos!! Lilililililili!!!!
Como todo ritmo, ele também pode ser encontrado com outros nomes, tais como Felahi, felahim ou fallahi. De qualquer maneira, a construção do ritmo é a mesma, compasso 2/4 que é tocado da seguinte maneira:


DUM TAKATA DUM KATA

Porém, em sua maneira mais pura, o que é bem difícil de ser encontrado, ele aparece desta maneira:
DUM TATA DUM TA

Observem que ele é bem parecido com o ritmo Maksoun, há muitos músicos que dizem que o Falahi é apenas um Maksoun acelerado. Minha mestra dizia que se vc consegue cantar, então é porque é maksoun, se você “embola” a língua é porque é Falahi! A dica é simples mas ajuda muito no começo, mas o que conta mesmo no final das contas é a contagem dos tempos: Falahi 2 tempos, Maksoun 4 tempos!!

Acredita-se que o Falahi possua este nome por influência de quem os criou, ou seja os camponeses egípcios Falahims, onde tocavam este ritmo para preparar a terra para a colheita ou enquanto cuidavam de suas cabras e camelos. Outra curiosidade sobre o Falahi é que ele é um ritmo utilizado amplamente no folclore, encontrado nas músicas do Jarro, Ghawazee, Pescadores e também na dança das flores por exemplo. Entretanto também pode ser encontrado nos deliciosos solos de derbak, onde ele pode acelerar a melodia e preparar a bailarina para um rush final ou também aquecer a sua entrada.

Fica a Dica
O Falahi por ser muito utilizado no folclore, as vezes acaba sendo mal interpretado, então tome cuidado para não dançar Ghawazee em uma música de Jarro e assim por diante, se informe bastante para não cometer estes erros.

Passos
Depende! Se o ritmo estivem em um folclore, utilize os passos tradicionais daquele estilo, agora se estiver em um solo de Derbak pelo amor de Deus minha filha, não finque os pés no chão e comece a tremer...desloque!! Pode até deslocar com um tremido Gueixa, mas saia do lugar!! É um momento onde a música cresce, acelera e você vai ficar parada? Não não...use a sua criatividade! 

Sinta a música e deixe ela guiar seu coração!

Abaixo um video da página da Bruna Nassif no Youtube, quem fez uma serie de posts para ajudar as bailocas na identificação dos ritmos:



Bjos e Bons Estudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário