terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Professora... tá na hora de fazer alguma coisa!


Por Isis Mahasin



Por questão de ética profissional não vou revelar os nomes das alunas e nem das professoras envolvidas nesta história. Por outro lado dedico este texto as minhas amigas Sahira Fatin, Nahid Phoenix, Najla El Hazine, Jade Antunes e Shahla Shazady, professoras que conheço o trabalho excelente que fazem em sala de aula e admiro como pessoa e profissional da área, bem diferente dos casos citados abaixo...

Cada vez mais as alunas que contam suas histórias de como conheceram ou entraram na dança do ventre, me deixam mais e mais chocadas! É como se a professora que deveria proporcionar um momento de paz para as suas alunas ficasse transferindo suas frustrações e descontando seus problemas para a sala de aula!! Jesus vão se tratar antes de dar aula!!! O fato é que ninguém é obrigada a nascer sabendo dar aulas, comigo não foi diferente, eu não acordei um belo dia e já estava pronta. Eu cometi erros, dei gafes, poderia ter feito melhor, mas falta de respeito e de boa vontade isto nunca faltou, e principalmente, sempre tive humildade, quando não sabia dos assuntos que me perguntavam. Enfim, pensando nisso resolvi classificar alguns tipos de professoras encontradas no nosso meio, pode até rir, afinal seria cômico se não fosse trágico!! Lá vamos nós...

PROFESSORA TIPO 1: Síndrome da “aluna é minha”
O que eu já vi de barraco em evento de dança do ventre com os seguintes dizeres: “Você roubou as minhas alunas”, “Eu não levo aluna para se apresentar”, “Peguei ela vendo vídeos de outra professora” etc.
Antes de tudo se desapegue querida, você não está em um relacionamento amoroso e nem é dona da sua aluna, ela vai conhecer o mundo, vai assistir outros vídeos e vai ver outras professoras, quer você queira ou não. A maioria das professoras quando diz que “roubaram as suas alunas” não entende que a aluna é um ser humano com vontade própria, você pode mandar mala direta, divulgar, a aluna só vai atrás de outra se quiser, se estiver insatisfeita, se quiser algo novo, ela não pode e nem deve ser manipulada por ninguém. E de mais a mais qual é o problema de trocar de professora? Ela vai evoluir e isso é bom para a nossa dança, que será melhor divulgada e valorizada na cabeça deste novo ser do mundo Bellydance.

PROFESSORA TIPO 2: “Não ensino tudo pra minha aluna..."
Para mim este é o pior tipo! Por que raios você quer ser professora se não quer ensinar? Aí fica a criatura lá 2, 3 anos com você e quando resolve trocar de escola aparecem os seguintes dizeres: “Ah, aqui vocês ensinam ritmo?”, “Folclore? Não, não, só tive bastão”, “Dança moderna? Como assim?”.
O medo que a professora tem é de perder a aluna por que não tem muito conhecimento para passar, então segura a aluna o máximo que puder com aulas de básico, pois não sabe o que passar no intermediário! Gente, de novo, todo mundo tem um começo e ninguém começa a dar aula quando sabe tudo, aliais, ninguém sabe tudo, sempre temos que estudar. Mas faz um curso de formação de bailarinas antes de dar aula, faça workshops todos os anos, pesquise, pergunte, só não deixe suas alunas sem informação, pois elas é que vão divulgar a nossa arte quando não estivermos mais ativas na área e o que elas vão ensinar? 
Pensa nisso!

PROFESSORA TIPO 3: “Eu sou F@#$!”
Geralmente este tipo de professora se cresce para cima das alunas, são professoras que ridicularizam alunas na sala, por que se acham boas de mais, então não corrigem, vivem falando mal de outras bailarinas, quando suas alunas perguntam sobre tal profissional dizem “Ah, ela fez aula comigo...” ou então “Ah, não vou neste concurso porque já ganhei inúmeras vezes” e tem a clássica “Não faça work com ela, eu já fiz e ela não tem nada a ensinar”. 
Olha salvo raras exceções, quando existem workshops de má qualidade sim, sempre há o que aprender nesses eventos! Uma quantidade imensa de alunas falam que faziam aula com a “professora que ensinou a Jade do Clone a dançar”...ou esta mulher tem muitos nomes artísticos ou as alunas foram enganadas. Uma aluna chegou pra mim esta semana e me contou que a sua professora falava que ela tinha a barriga grande de mais para dançar, gritava na sala coisas do tipo: “Como vocês ainda não aprenderam, eu já expliquei mais de mil vezes”, “Você não sabe fazer, não está se esforçando”. 
Gente, que profissional é essa? Não tem paciência vai pescar! Gritar com a aluna em sala de aula, ridicularizá-la, é uma coisa que não se faz com ninguém, principalmente com quem está aprendendo algo novo!

Bom gente, fiz este post porque acho que ainda que conheça excelentes profissionais na nossa área ainda me deparo com este tipo de pessoa que se diz professora e acaba manchando a nossa área com uma conduta ruim e negativa em relação a nossa dança! E eu sei que posso ter falado de mais, mas desrespeito é uma coisa que eu não tolero!

Nenhum comentário:

Postar um comentário