segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Ritmos: Baladi


Por Isis Mahasin


     Na minha opinião o Baladi é um dos ritmos mais gostosos de se dançar! A palavra é um adjetivo de “cidade, local, rural’’, etc. Em Árabe, a palavra baladi não se aplica apenas a música e a dança mas também pode se aplicar a muitas outras coisas, que são consideradas nativas, rurais, rusticas ou tradicionais. Sua tradução significa “minha terra”, sendo representada também por aquilo que é simples, comum, do dia a dia.

Como é um ritmo muito forte, os acentos (DUMs) precisam ser bem marcado com básicos egípcios, deslocamentos curtos e batidas de quadril. Na versão folclórica e tradicional da dança baladi, não há passos influenciados pelo balé e pelo jazz, afinal retoma aspectos tradicionais da cultura. Neste caso, é sempre dançado com o pé no chão e com roupas mais simples.

DUM DUM TAKATA DUM TAKATA.

Sua composição possui 4 tempos e está presente em músicas modernas, clássicas e folclóricas, assim como em solos de derbak. Muitas vezes confundido com Masmoudi Sagir ou Pequeno Masmoudi, que na música árabe é muitas vezes referido como uma variação do ritmo baladi por ser comumente usado em música baladi, entretanto isto é um erro, pois o Masmoudi Sagir possui 8 tempos e tem outra proposta de leitura musical e construção melódica que deve ser respeitado. 

Outro erro muito comum acontece quando existe a ligação do RITMO BALADI e do TERMO BALADI que foi explicado no começo do texto. A música baladi está mais ligada ao termo baladi, ou seja, tem um sentimento mais “pesado”, com a dançarina aparentemente relaxada e muito conectada ao chão. Sendo assim, a música baladi conta a história do povo e da terra e os ritmos presentes nesta música podem variar incluindo os ritmos Maqsoum, Saidi e Falahi, e não somente o ritmo baladi.

Fica a Dica
Uma observação que faço às minhas alunas e que me ajudou muito a decorar a sua estrutura e não me perder na marcação é o fato de que ele é o Ritmo Said ao contrário: Dum takata Dum Dum takatá – desta forma elas decoram com mais facilidade!

Musica Baladi

A música baladi é um estilo folclórico urbano, que se desenvolveu a partir de estilos musicais tradicionais no início do século XX, quando um largo número de pessoas migrou para o Cairo vindo de áreas rurais. Os sons do acordeom e do saxofone são como um carimbo de legitimidade da música Baladi – ambos são instrumentos ocidentais, que foram adotados pelos músicos egípcios e modificados para tocar as escalas musicais árabes. 

O estilo Baladi pode tomar a forma de canções tradicionais, muitas vezes com uma estrutura de estrofe e refrão ou também de uma forma musical improvisada dentro do próprio estilo. Esta última é uma forma estruturada de improvisação musical, que envolve usualmente um percussionista e um solista de acordeom ou saxofone, podendo o instrumento melódico também ser a Nay, ou Kannoun. Muitas vezes encontramos esta forma estrutural chamada pelo termo de Taksim Baladi.

Quem quiser se aprofundar mais neste tema pode estudar a bailarina Fifi Abdou, uma das lendas da dança egipcia que é muitas vezes descrita com uma bailarina de estilo baladi. 

Passos
Como todo ritmo de 4 tempos, o Baladi pede por pequenos deslocamentos, mas o que é característica singular deste ritmo é que ele clama por marcações de quadril! Neste caso então, em um Taksim com este ritmo de fundo, é muito comum alternar bastante entre marcações fortes e movimentos impactantes e ondulações características do Taksin. 

Abaixo um video para ilustrar.


Bjos e Bons Estudos!

7 comentários:

  1. Oi Prof. Isis, que legal, adorei a ma´teri esse vídeo. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla minha flor! Mais matérias estão em andamento, e com muitos vídeos da Saida, que é uma bailarina que eu adoro!!!
      Beijos! Isis

      Excluir
  2. Ótima matéria! Rítmo é sempre um tema a estudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa é verdade né, quanto mais a gente estuda mais a gente vê que tem que estudar =) Beijos Isis

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. ''Dum takata Dum Dum takatá'' A gente aprendeu esse Rítmo gostoso com a prof. Isis, principalmente com a presença dos Snujs :D
    Adoooorei o blog Professora!!
    Bjos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que linda Ju!! O Said foi mesmo tema das nossas aulas! Que bom que gostou do blog linda!! Beijos Isis =)

      Excluir