segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Ritmos: Karachi

By Isis Mahasin



O Karachi não é um ritmo egípcio ao contrário do que muitas pessoas pensam, e isso se deve ao fato de que ele não começa propriamente no DUM e sim no TA, esta pequena mudança faz toda diferença na origem, pois segundo o músico Hossam Ramzy é muito incomum encontrar ritmos egípcios que comecem com o TA, e que este TA seja tão forte quanto a marcação de um DUM.

Então se o Karachi não é egípcio, ele é o que afinal né? Bom, não sabemos de fato sua origem, apenas que este, também é o nome de uma cidade no Paquistão e que sua tradução significa “Rolar”. Como é um ritmo de dois tempos, então ele praticamente implora por deslocamento certo? Então mãos à obra Habibas, vamos estudar o Karachi!!

Sua construção é de 2/4 e é encontrado da seguinte maneira:

TA KA TA DUM 
ou
TA KA KA DUM

As duas versões são válidas, sendo a primeira o ritmo puro e a segunda uma variação muito encontrada. Este ritmo aparece em uma quantidade razoável de músicas clássicas e também em solos de derbak, sempre para dar aquela amplitude no movimento e nos deslocamentos. Como opinião particular, ele sempre parece um pouco “Caribenho”, uma pegada mais descontraída, mas isto é apenas a minha opinião Gurias!!!

Fica a dica
Se você acompanha os ritmos aqui do Blog da Mahasin, deve estar confusa agora, pois este ritmo lembra muito o nosso querido Malfuf e o nosso amado Ayoub, e quem acha isso acertou em cheio!! Eles são mesmo muito parecidos em sua construção, principalmente com o Malfuf, neste caso, vamos revirar os posts do blog para não confundir estes ritmos que tem origens distintas! Fica a dica sempre estudar!!!!

Passos

Chassés bem amplos, passos gregos, giros com batidas de quadril no final para não perder o acento no DUM, vou mais não vou e todos os passos que deem a sensação de leveza e amplitude que este ritmo proporciona!!

Abaixo vídeo do ritmo para familiarização de vocês:


Bjos e Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário