sexta-feira, 5 de junho de 2015

Ritmos: Jerk

By Isis Mahasin





Jerk, Jark ou Sherk, se você acompanha os posts do blog da Mahasin, está acostumado ao fato de que todos os ritmos possuem mais de uma forma de serem chamados. O fato é que o Jerk, é um ritmo considerado moderno e que estudar sua origem é difícil já que não há muita informação sobre ele. Dizem que a estrutura dele é similar ao do Samba brasileiro, mas particularmente eu não vejo nenhuma semelhança, mas como não sou música e sim bailarina...cala-te boca!!


Sua estrutura é de um ritmo 4/4, de forma simples é tocado desta forma:
DUM TAK DUM DUM TAK

Mas os músicos se empolgam e é muito comum ser encontrado assim:
DUM TAKA TAK TAKA DUM DUM TAKA TAK

Este ritmo é amplamente encontrado em músicas modernas, mas eu já escutei em músicas clássicas e é razoavelmente encontrado nos derbaks. É muito comum ver a bailarina que dança este ritmo mesclando passos modernos com passos mais tradicionais.

Fica a dica
É um ritmo que eu gosto muito de dançar, onde podemos explorar várias sequências, mas em especial o véu eu acho que combina bastante, e é importante citar que quando vamos dançar com snujs, o que eu também aprecio, a bailarina toca a estrutura simples, mesmo que o músico esteja tocando a versão com floreio, se não fica muito poluído!!

Passos
Quem conhece as minhas aulas sabe que eu não deixo faltar neste ritmo a sequência com o ritmo maroto, pois este passo combina muito! Gingados árabes, passo farida, passo egípcio e variações de encaixes!



Abaixo segue video da Saida com dicas de passos:



Bjos e Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário