sexta-feira, 19 de junho de 2015

Mapeamento da Dança

Por Sahira Fatin


Vejo que sempre que alguma instituição resolve fazer algum levantamento sobre a dança no Brasil, o que acontece? É considerado somente o ballet, o jazz e as danças regionais, ficando assim muitas modalidades de dança de fora, dentre elas a nossa, a dança do ventre.

Pois bem, visto esse cenário, quando alguma profissional da área resolve fazer uma pesquisa sobre algum assunto relacionado a nós bellydancers ou ainda, quando resolvemos fazer um evento com publico alvo nas pessoas que fazem parte desse nosso “mundo” e precisamos sair em busca de dados sobre nosso setor, profissionais que fazem parte da área, taxa de crescimento de alunos e escolas para embasar estudos ou justificar solicitações de patrocínios não temos provas para mostrar o quão gigante é esse segmento.


Nós que vivemos e respiramos esse segmento sabemos e vemos nitidamente que nos últimos 20 anos a Dança do Ventre vem crescendo sem parar. Sentimos falta e sabemos da necessidade de termos esses números acessíveis a todos: estudantes, empresários, profissionais do meio, simpatizantes, etc. Pois quando pedimos patrocínio, a pessoa não faz ideia do enorme público que atingimos. Está mais do que na hora de a Dança do Ventre ocupar o seu lugar no cenário da dança no Brasil, de ter eventos patrocinados e com valorização maior dos profissionais que deles participam, com maior divulgação desse segmento.

Bom... dito tudo isso, eu estou hoje aqui para tentar chamar a atenção de todas para esse projeto que irá nos ajudar e muito em todas as dificuldades listadas acima. 


O MAPEAMENTO DA DANÇA tem como objetivo conseguir essas informações, que são tão fáceis de se conseguir em outros segmentos, mas que a dança acaba não tendo. Da uma olhada no texto abaixo extraído do próprio site que descreve para que esse levantamento será utilizado:
  • Formar uma rede de pesquisadores vinculados, prioritariamente, a universidades públicas, federais e estaduais, que possuam cursos de dança ou grupos de pesquisa nesse campo;
  • Realizar um levantamento da área da dança em oito capitais brasileiras de cinco diferentes regiões do país, identificando nominal e quantitativamente indivíduos, grupos e instituições que desenvolvem atividades em dança há pelo menos dois anos;
  • Realizar um diagnóstico dos agentes sociais da dança, por meio da aplicação de questionário, a fim de elaborar um panorama da área no que se refere, sobretudo, aos campos da produção artística e de formação em dança;
  • Triangular os dados da pesquisa com os do Plano Setorial da Dança, com vistas a avaliar a abrangência de suas diretrizes e ações;
  • Criar um banco de dados com informações sobre os indivíduos, grupos e instituições de dança mapeados nessas oito capitais.
Hoje deixo aqui o meu pedido junto a Mahasin para todas as profissionais que são apaixonadas pela nossa arte, vivem dela e mudam vidas... cadastrem-se contribuam para que nosso segmento evolua cada dia mais!

Link para o site: http://www.mapeamentonacionaldadanca.com.br/
Você pode se cadastrar como profissional e tambem pode cadastrar sua escola.

Bjos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário