quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Entre Elas - o inicio

Por Joyce Borges






E mais uma vez na vida eu tive a prova de que o mundo da dança não está ruim como todos falam e sim as pessoas que fazem parte desse mundo que precisam querer enxergar quanta coisa boa nós ainda temos para colher. 


Se há uma coisa pela qual sou grata na minha historia na dança, foi ter começado a minha trajetória com mulheres que ao invés de dar valor ao strass ou aos figurinos, dão valor para a alma que dança.
Os encontros de mulheres que dançam para aquelas que são suas amigas e confidentes fazem parte da minha vida até hoje e sempre que posso movo mundos e fundos para estar presente nessas ocasiões organizadas pelas minhas queridas Vanessa Adescenco e Elaine Nascimento. 

Pois bem minhas queridas, como toda semente bem cuidada da frutos, eu estou tendo a oportunidade de compartilhar esses momentos tão importantes que vocês me dão com outras pessoas e semear e proliferar por aí a mensagem mais importante da dana que é o sentimento!

Na ultima sexta e no ultimo sábado nossos ensaios foram deixados de lado para dar espaço a uma nova forma de olhar a nossa dança dentro dessa Cia que tanto nos ensina. Sem a pretensão de avaliar técnica, musicalidade, maquiagem e/ou figurino, nosso pequeno sarau intitulado  "Entre Elas" foi organizado de forma muito simples, mas com todo carinho de Mahasin pra Mahasin. 

Era o momento, assim como escrevi para as integrantes quando as convidei para essa nova ideia: 

"Pra experimentar o novo? Pra desestressar? Pra inovar?
Fazer aquilo que mais amamos, da forma mais desprendida e amável que existe desde que o mundo bellydance é mundo?"

Vamos reunir as amigas em uma roda com boa comida e musica e vamos dançar aquilo que nos faz bem!
Esse será o momento de dançar por dançar, dançar aquilo que vc ouve sem se preocupar com o que vão pensar, experimentar algo novo pra saber o gosto que tem e o principal, sem se preocupar com coreografia, jurados, julgamentos. 
Tragam o que vocês quiserem, só precisa ser verdadeiro pra lavar a alma e fechar 2014 com chavinha de ouro!
Vamos seguir pra 2015 sem arrependimentos por não termos experimentado aquilo que tanto queríamos, ou por não ter expressado na nossa dança os nossos sentimentos mais puros e profundos ;)

E assim as Mahasins que abraçaram a causa, gostaram da ideia e se jogaram... me surpreenderam =]

Os vídeos, eu vou deixar por conta de cada uma divulgar... o meu já ta até no meu face, mas segue abaixo o mais importante de tudo pra mim, o que elas sentiram ao fazer parte dessa ideia:

Soraia Mahasin
Participar do Entre Elas foi muito bom e uma experiência diferenciada. Estar com quem gostamos e admiramos, poder compartilhar um pouco do que fica guardado lá no fundo de nossa alma. Sentir o acolhimento de todas, não por que dançamos bem, ou algo elaborado, mas por poder transmitir esse sentimento bom. Gostaria que todas nós numa próxima vez, estivéssemos juntas para partilharmos da mesma energia.

Eliane Rosa
Há muito tempo não me apresentava e na verdade nem iria me apresentar, mas a sensação que sinto quando danço é indescritível. Na verdade sinto que falhei na minha apresentação porque muito do que ensaiei não consegui colocar em pratica, pois acabo me afobando e acelerando os movimentos, mas de resto gostei de tudo, acho que no final poderia ter tido uma musica para todas dançarem juntas do seu jeito. Adorei a oportunidade de dançar e vê-las dançar, estavam lindas.

Isméria Faon
Eu gostei muito da ideia de podermos dançar sem cobranças, sem ensaios...apenas para poder descontrair com pessoas queridas, um amor que temos em comum A DANÇA. 
Foi muito bom, no sábado tivemos uma variedade de estilos, com direito a sevillana, forró e meleah! 
Espero que tenhamos  mais vezes, para fluir cada vez melhor.

Isis Mahasin
Durante o evento do Entre Elas, me senti completamente em paz, dançando e resgatando aquilo que na verdade foi a essência do que me fez ir atrás da Dança: ser eu mesma, ser para a dança e pela dança! Foi incrível poder dançar para as minhas alunas sem o compromisso de estréia de coreografias, competições, treinos e afins. Não que essa parte não seja importante, mas temos que sempre resgatar a nossa essência dentro da Dança, para nunca perder o nosso rumo e esquecer o porque encantamos e somos encantadas todos os dias com essa arte maravilhosa!

Renata Batista
Então, o que falar sobre o sarau...
Primeiro de tudo, amei conhecer outras Mahasins. Muita mulher bonita, alegre e talentosa junta, não poderia resultar em outra coisa, senão um encontrinho (2 no meu caso...rs) maravilhoso.
Outra coisa é a diversidade, não só de aparência, mas de gosto mesmo dessa mulherada, no que diz respeito a dança. Cada apresentação tinha uma energia diferente, nuances da personalidade da bailarina, encantos que só quem assiste uma apresentação de perto entende. Uma coisa que ficou muito clara é que tudo foi feito com carinho; o sarau serviu sim pra resgatar o motivo pelo qual cada uma dança. Eu não dancei, por motivos de saúde, mas pra mim sempre foi muito claro porque eu comecei a dançar jazz, há muuuuuito tempo: eu me sinto livre dançando. E essa liberdade foi vista em cada dança, cada gesto, cada sorriso por estar ali, juntinhas.
Eu já havia comentado antes, que a sintonia de grupo da cia é uma coisa absurda. Reforço que isso no meio artístico está perdido e é muito raro mesmo achar um grupo de pessoas tão diferentes que tenham um objetivo comum, anseiam os mesmos sonhos. Acredito que cada uma com sua peculiaridade e talento pode contribuir pra deixar esse grupo ainda mais forte e unido.
E bora dançar, mulherada!!! 
Lilililililililililililililililiiii!!!!!

Sahira Fatin
No último final de semana, tive o prazer de dançar e ver colegas dançarem, como a muito tempo não acontecia!!!
Dançar pela dança!!!
Tenho sido jurada em vários Eventos, tenho visto muitas coreografias, lindas, maravilhosas, porem, pouca dança!
Foi bom resgatar pelo menos um pouco da essência da dança do ventre... 
É...  Sabe, aquilo que trouxe todas nós para esse mundo?!
A magia, o encantamento, que só é atingido, quando deixamos a alma dançar!
Estudar? Sim sempre, para que a alma tenha condições de voar!!!
Parabéns Mahasin, por mais uma ideia fabulosa!!
Tenho orgulho de fazer parte desta família!

Temos que repetir =]


Entre Elas - sexta 05/12/14


Entre Elas - sábado 06/12/14

Deixo aqui a minha gratidão a dança e a essas mulheres que me ensinam tanto.
Mais um ano de Mahasin encerrado com todo sucesso e méritos!
Que venham os próximos =]


Nenhum comentário:

Postar um comentário