segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Remuneração na Dança do Ventre

Por Sahira Fatin




Hoje vamos falar de um assunto muito delicado e importante para nós da Dança do Ventre, que precisamos refletir: Remuneração!
Delicado porque temos visões muito diferentes desse assunto.


Antes de qualquer coisa, preciso dizer que respeito todas as posições e entendo, porém me reservo o direito de não aceitar.
E sabe por quê?
Eu te respondo com outras perguntas:
Um engenheiro consegue trabalhar o tempo todo sem receber?
Uma enfermeira consegue trabalhar o tempo todo sem receber?
Uma secretária consegue trabalhar o tempo todo sem receber?

Eles estudaram, se aperfeiçoaram, investiram... E nada mais justo do que colherem os frutos. É uma questão de respeito e o mais importante também de necessidade.

Ok... voltemos para a dança....
Uma profissional da dança do ventre, tem pelo menos 4 a cinco anos de estudo na Dança do Ventre e ela NUNCA vai parar de estudar, de investir, porque ela quer ser profissional. Isso quer dizer também que ela quer "viver" da dança, mas como ela poderá fazer isso sem cobrar um cachê justo? 
Daí, esbarramos num enorme problema: As pessoas não querem pagar o que nós profissionais cobramos.

Por quê???

Porque as pessoas que fazem (não as que estudam) a Dança do ventre por terapia, por hobby, aceitam dançar em eventos de graça ou por qualquer valoro irrisório.
Nada contra, aliás, tenho muitas alunas que fazem aulas comigo por terapia, acho justo, acho certo, pois acredito que somente a Dança do Ventre possa proporcionar isso de forma tão completa.
Sou a favor sim, mas não tire o lugar da profissional. Fique na terapia!

Um apelo às alunas:
Participe apenas das festas ou de eventos para promover a sua escola.
Do contrário, a pessoa que vai contratar a sua dança é um comerciante, e como todos os outros, ela irá ver preço, ele não sabe o que tem por trás, não tem conhecimento de técnica e profissionalização e então um ciclo vicioso e auto destruidor se forma.

Um apelo às profissionais:
Temos que orientar e ensinar esta postura. Somos responsáveis sim, por este ensinamento, porque se a aluna faz isso é porque teve o apoio de alguém.

Mas aí você se questiona como cobrar?
O Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo tem em seu site uma tabela com os valores fixados que devem ser considerados como piso. 
Segue site abaixo:
http://www.sinddanca.com.br/site/

Se todas nós seguirmos em uma única linha, tenho certeza que conseguiremos mais respeito dentro e fora do mundo da dança.

Fui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário