quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Lado B de bailarina...


Por Isis Mahasin



Dedico este texto à todas as minhas alunas lindas, de cursos regulares e da Companhia, que me alegram durante a semana e que apostam em toda novidade que eu trago pra dentro da sala de aula. São vocês que me trouxeram até aqui!  
    Toda bailarina sabe que quando se entra em uma sala de aula ou em um palco para dançar, que se incorpora um personagem. Não, eu não estou dizendo que a bailarina tenta ser quem ela não é, mas sim que ela está colocando em prática o seu "lado B"! E o que é este lado B então? Pois bem, falando como professora de Dança do Ventre e também como quem foi e é aluna desta arte há muito tempo, posso dizer que desde que eu começei a estudar que percebo que a bailarina se transforma quando dança, isso porque o ser humano tem uma vida social muito ativa, e mesmo aquela Habiba que não saia muito com as amigas e não esteja em todas as festas do momento acaba perdendo um pouco sua singularidade.

   Pois é, a dança do ventre resgata isso nas mulheres! Sim, você aprende a observar o seu corpo, as cores que gosta de usar, percebe que é "perua" sim (e isso é ótimo!), que tem coisas que sempre achou feio e que agora misteriosamente começa a ver por um lado diferente, E isso ocorre porque? Porque no nosso dia-a-dia temos que ser iguais o tempo todo, fazer parte da massa que trabalha, estuda, namora, tem uma vida social bacana e quer ganhar dinheiro, ou seja, todo mundo, mesmo que não queira acaba vivendo neste modelinho. Então você acaba se "massificando", usando mais ou menos o mesmo tipo de roupa, ouvindo as mesmas músicas, indo aos mesmos locais, vendo os mesmos programas...etc.
    Quando você pratica dança, você entra em universo novo, que não é tão acessível assim aos outros, e isso intriga e encanta ao mesmo tempo. Aí você separa mais ou menos umas 2 horas da sua semana para você e este é o momento em que começa tudo: ciúmes do marido ou do namorado, cobrança porque você deveria estar estudando ou trabalhando, amigas achando que você será a próxima stripper do bairro (sim, muitas ainda tem este conceito pejorativo da dança), seus familiares te achando fútil etc...e tudo porque você resolveu dedicar duas horas da sua semana para você? Sim claro! Você vai perder aquela promoção do trabalho porque estava lá durante aquelas duas horas, você não vai passar naquela prova porque estava lá durante aquelas duas horas, pois é gente, o ser humano é complicado! rsrsrs
    Aí você me pergunta "E o lado B isis? Onde entra?". Acontece que nós mulheres somos seres super desenvolvidos  meu bem, e já resolvemos isso para você! A aluna acaba por desenvolver um personagem quando entra na sala de aula, porque lá ela é popular, linda, dança bem, faz parte de um grupo com os mesmos ideais, se diverte...não que isso seja a solução dos seus problemas pessoais, mas nós mulheres temos muita criatividade e nos imaginamos outra pessoa, e esta pessoa não tem problemas, não tem trabalho, não tem marido, filhos, namorado, celulite, unha quebrada, pontas duplas e afins!!! Ela é simplesmente feita para dançar!! Com isso desenvolvemos um lado B colega!
    É o que explica a minha visão das alunas chegando para as minhas aulas com legging preta e camiseta branca, tímidas nas primeiras aulas, estarem mais desinibidas e cheias de moedas, lantejoulas, paetês, strass ou qualquer coisa que brilhe e faça barulho pindurado no corpo depois de algumas semanas kkkkk...
    Não, eu não tenho a fórmula do sucesso e nem garanto fazer isso em 4 semanas ou o seu dinheiro de volta, apenas sei que muitas de vocês mulheres só precisam de uma oportunidade, de alguém que acredite que você pode ser mais ou que te ensine o que não te ensinaram ainda, e isso não é um mérito da professora somente, mas da vontade da aluna, das amigas da aula, dos familiares que se encantam, dos namorados e maridos que apoiam e da beleza da própria dança.
Quem me conhece sabe que sou uma verdadeira apaixonada pela dança e que falaria disso o dia inteiro, e é por isso que sou tão apaixonada pelo que faço, porque dançar transforma, ensina, educa, te faz crescer. Ta vendo, perdi até o foco do texto...aiaiai!
    Voltando para o assunto, acontece muito também de a pessoa já ser desinibida e gostar de se arrumar e encontrar seu lazer ideal: Dança do Ventre! Como eu costumo dizer os opostos se opõe, os dispostos é que se atraem! É claro que isso deve ocorrer em outrar áreas também, mas vou falar do que eu conheço, então trago para da dança este nosso lado B. E é esse lado B da bailarina que encanta e que cativa tanto a gente no palco e nós bailarinas na sala de aula, afinal de conta meninas, a Dança vicia não é mesmo?
Dance e descubra o seu lado B, o B de Bailarina!


Nenhum comentário:

Postar um comentário