terça-feira, 16 de agosto de 2011

E o Alongamento??

Por Isis Mahasin...



Informações importantes na hora da aula!!

 Desde que comecei a fazer aulas e até nos dias de hoje quando entro em alguma sala para fazer um curso específico, aula experimental ou até mesmo nos workshops da vida, reparo que sempre alongamos primeiro, antes de fazer a aula (salvo algumas exceções!) isso é bom para o corpo certo? Errado! Que atire a primeira pedra a pessoa que nunca foi assistir uma aula de dança do ventre e ouviu “Yalla meninas, vamos alongar para começar a aula!!” E lá vai você toda empolgada começar o alongamento... Isso pode machucar e muito o seu corpo, principalmente se você for do tipo que força o alongamento até o último logo na primeira oportunidade.


Alongar não é errado não, de maneira alguma, eu mesma sofro nas aulas de Jazz da "Tia" Angélica (é ela acaba comigo!), mas o aquecimento deve vir antes para não haver lesões, em alguns casos extremos até distensões! O alongamento serve para melhorar o desempenho, reduzir a dor muscular e acelerar a recuperação, estimula o praticante para o treino e permite que os músculos trabalhem a amplitude dos movimentos. Confuso ainda? Calma, não estamos falando que alongar é ruim, e sim que alongar sem aquecer é que faz mal! Funciona assim, segundo o professor de Educação Física e doutor em ciências pedagógicas Ramón Alonso López:


‘Substituir o aquecimento pelo alongamento é um grande erro na prática do esporte (e da dança também, afinal quem encara a dança profissionalmente treina todo dia!). “Forçar a musculatura sem um preparo prévio pode incorrer em traumas, e principalmente, distensão muscular”. E ele acrescenta: ”Somente quando o corpo já está aquecido, ele torna-se mais flexível e elástico. Depois dessa fase pode-se fazer alongamentos“, explica López.’
Então qual é a nossa parte nisso tudo? Claro que boa parte para não dizer total parte desta responsabilidade vem da professora ou professor que deve orientar o aluno sobre o aquecimento, mas existem algumas escolas de dança na qual a aula é apenas de 1 hora, e com isso muitas profissionais descartam alongamento ou o aquecimento da aula, a aluna (após saber que deve aquecer pela informação de sua amada professora) poderia chegar 15 minutinhos antes e ir se aquecendo e logo após alongando, se não for para ajudar a professora que seja então para benefício próprio.
Para quem ainda acha o aquecimento antes do alongamento desnecessário aqui vai mais um comentário, desta vez do Professor de Educação Física da USP Beto Carnevale- “O aquecimento é tão essencial e benéfico para quem faz exercícios, que é indispensável incorporá-lo em nossas atividades físicas. Ele evita e previne lesões graves, atuando também contra as dores no corpo.”


Para quem já dá aula é importante além de aquecer a aluna, bolar um aquecimento/alongamento voltado para o que você vai trabalhar em aula, claro que não vamos só aquecer/alongar dedos e mãos se a aula será sobre snujs, mas vamos dar uma atenção especial para essa parte, em contrapartida também não vamos nos matar aquecendo e alongando as pernas se vamos trabalhar véu, o básico basta. Assim você otimiza seu tempo de aula e obtêm um bom rendimento da aluna, e acredite, a musculatura dela agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário