sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ritmos: Wahda Wo Noz

Por Isis Mahasin


Ritmo com origem na Líbia e significa em português “Um e Meio”. Também pode ser escrito Wahda Wa Nos ou Whada we noss. Há quem diga que o ritmo lembra o caminhar de um camelo...francamente, eu penso em quase tudo quando danço um Wahda, menos em um camelo...ai jesuis! Possui uma marcação forte no início e uma cadência característica no final, alguns músicos dizem que o Wahda wo noz egípcio é também uma variação do Chiftitelli turco. Vamos esclarecer isso hoje!

Recebeu este nome porque tem uma marcação forte no início mas é interrompida no meio da música por uma sequência de 3 marcações fortes “DUM DUM TA”, daí o nome traduzido tem mais sentido: em português Wahda w’ Noz significa Um e Meio, ou seja, um ritmo inteiro interrompido pelo toque de metade do mesmo ritmo. Por possuir células musicais espalhadas por seus 8 tempos de marcação é possível acrescentar muitos floreios e por vezes ficar difícil de identificá-lo na música.

Construção

Alguns músicos dizem que o Wahda w’ noz egípcio corresponde ao Chiftetelli turco/grego (já que há divergências sobre a sua origem), mas com uma certa variação no final da frase, por este motivo a confusão para identificá-lo é muito comum. Podemos tanto dizer que um Wahda w' noz que seja encontrado na música sob a construção de 4 tempos é: 

1) O ritmo Wahda w’ Noz em uma construção de chiftetelli (já que são parecidos em estrutura porém o chiftetelli possui 4 tempos).

2) dizer que é uma variação do próprio ritmo.

As duas explicações são muito aceitas no nosso meio. Particularmente eu prefiro trabalhar com a primeira para ter menos confusão, afinal se formos levar em conta todas as variações e floreios dos ritmos ficaremos doidas! Prefiro trabalhar com a base ritmica para não me perder.

O Wahda possui compasso de 8 tempos, por este motivo costuma aparecer em músicas clássicas e taksins mas também pode marcar presença em solos de derbak momentos antes de outro ritmo acelerar a dança da bailarina. Ele aparece sob a seguinte forma:

DUM TAKA TAKA DUM DUM TA

Como já foi dito é um ritmo que possibilita muitas marcações e floreios, sendo facilmente confundido com outros ritmos, mas sua marcação forte no início e uma cadência característica no final facilita a percepção assim que ele entra em cena. Muito utilizado em músicas lentas, combina com espada, véu, taças e poucos ou nenhum deslocamentos.

Fica a dica
Apesar de combinar com movimentos sinuosos e lentos, não deixar passar a marcação forte no final da frase para não perder o impacto que o ritmo tem.

Passos
Oitos, redondos, camelos, vale abusar muito de braços, movimentos de tronco e pescoço e pivôs plano médio e baixo.

Abaixo o video com Enta Omri pra ilustrar... você consegue descobrir onde está o Wahda W' Noz na música? Deixe nos coments ;)





Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário