quarta-feira, 27 de março de 2013

Ritmos: Said

Por Isis Mahasin


Um dos ritmos mais populares e provavelmente o primeiro ritmo que as alunas aprendem por sua grande utilização em quase todos os tipos de música. É da região de Said que fica no Egito, também conhecido sobre os nomes de Saidi ou Saidee. É um ritmo de quatro tempos e é tocado da seguinte maneira:

DUM TAK DUM DUM TAKATÁ

Ou pode ser encontrado sob esta forma também:

DUM TAKATA DUM DUM TAKATÁ

Tenho associações bem simples, mas que ajudam as minhas alunas na memorização do ritmo, mas sem dúvida a do Said é a mais criativa de todas e a esta associação eu devo à minha primeira professora que também fez isso comigo rsrsrs lá vai: Costumo falar para as alunas lembrarem da novela “O clone”, o Said da novela, tinha 1 mulher no começo da novela e 2 no final, então o nosso Ritmo Said possui 1 Dum no começo e 2 Duns no final de sua frase...Ok, pode rir, mas funciona!! Rsrsrsrs

Como o Said é um ritmo que associado a mizmar retoma e representa a vida cotidiana dos pastores de ovelhas que através do Tahtib deram origem a nossa querida Raks el Assaya ou mais conhecida como “dança do bastão”, sua entrada nas músicas instrumentai clássicas vem sempre acompanhada com alguma brincadeira e descontração, é o momento de relaxar um pouco a postura ereta dos braços usados até então e descer da meia ponta em alguns momentos, deve-se ter cuidado pois “Nem toda música com o ritmo Said é para ser dançada com bastão, mas toda música de bastão precisa ser dançada com o ritmo Said”, e não se esqueçam desta frase para não sair rodando o bastão no primeiro Said que ouvir!

Fica a Dica

Quando aprendemos a dançar com o bastão, aprendemos diversos passos típicos da dança, como os pulinhos ou o tremidinho de mãos do Said, quando estamos dançando uma música clássica é de bom gosto encaixar um destes passos assim que o folclore Said aparece na sua construção, é como se você se comunicasse com o público dizendo: “Olha público, eu sei que esse trecho da música é um Said, mas eu não vou dançar esta música com bastão porque ela é imprópria para ser dançada do começo ao fim como folclore, mas eu entendo o que está tocando”, demonstra certo conhecimento da bailarina.

Passos

Existem vários, tais como batidas laterais, passo egípcio, camelos, redondos, pivôs, máquina de lavar, etc. Mas existe um conceito não dito entre todas as bailarinas que o passo que nunca pode faltar no Said é a marcação de Básico Egípcio 1 para baixo, 1 para cima, dupla para baixo e 1 para cima! Marcando desta forma o ritmo de maneira completa! 

Abaixo fica um video em que o foco não são os passos, mas sim que vocês memorizem o ritmo para melhor identificá-lo.



Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário