quarta-feira, 20 de junho de 2012

"Não decore os passos. Aprenda o Caminho." - Klauss Vianna

Por Isis Mahasin



Conheci sobre o trabalho de Klauus Vianna no técnico de Dança, e de cara me apaixonei!
As aulas de Psicologia aplicadas a dança me ajudaram muito a pensar no corpo e no movimento de uma maneira diferente, a entender o que acontece com ele, de uma maneira diferente para cada indivíduo, e que isso sofre influências do meio em que a pessoa vive, mas principalmente da fase em que ele se encontra.
Pode parecer besteira para muitos, mas tudo na vida são experiências e as vezes, o que você viu a vida inteira, ninguém nunca viu ou passou. Entender o meu ponto de vista sobre a dança ajudou a me colocar no lugar do outro e com isso ampliar conhecimento e ensinamento.

Klauss Vianna, bailarino, coreógrafo e professor, foi o pioneiro no estudo do movimento e na conceituação de um trabalho corporal capaz de exprimir o universo interior de dançarinos, atores e pessoas em busca de crescimento. Ele fala muito sobre o interior do bailarino e sobre como a maneira que você enxerga a dança e o movimento influencia na categoria de bailarino que você quer se tornar, enxergar mais que uma sequência...uma história, mais do que decorar uma sequência de passos... vivê-los, mais do que copiar, executar um movimento mecânico...dançar!

Por essas e muito mais que eu indico para todos os admiradores da arte, alunas e professoras não só de dança do ventre, mas de todas as danças, pesquisarem esse ser humano incrível.

Pra quem ainda está em dúvida, aqui vai trechos do livro dele "A Dança", que li e adorei:

"(...)Devemos buscar compreender e assimilar nossa interdependência com o espaço, esquecendo a forma que quando pré-concebida é estática, morta, acomodada e impede o aprendizado, o aperfeiçoamento e a criação de novos gestos.
Se trabalho enriquecendo minhas possibilidades musculares, eu sou o movimento e não apenas me movo. E, se me movo integralmente, tenho em mim todas as forças que regem o universo. Quando danço, portanto, está dentro de mim a engrenagem que faz o movimento do mundo."

(...)Mais do que uma maneira de exprimir-se por meio do movimento, a dança é um modo de existir."

(...)O corpo humano permite uma variedade infinita de movimentos, que brotam de impulsos interiores e exteriorizam-se pelo gesto, compondo uma relação íntima com o ritmo, o espaço, o desenho das emoções, dos sentimentos e das intenções."

Pra quem quiser saber mais sobre o trabalho dele:

Nenhum comentário:

Postar um comentário