sábado, 10 de março de 2012

Ritmos: Malfuf

Por Isis Mahasin





     Vamos agora, estudar mais um ritmo de dois tempos! O ritmo Malfuf também chamado de Malfouf, e no Egito de Laff, é um ritmo bem forte, alegre e vibrante ele permite que a bailarina desenvolva seu repertório de deslocamentos de uma forma mais marcada, é um ritmo originário do Norte da África, constante e utilizado em várias vertentes da música árabe. Há quem diga que ele é parecido com o nosso querido forró, mas esta parte de influências árabes na música brasileira eu não domino, então vou ver se acho alguma coisa interessante e posto para a gente conhecer melhor.

O Malfuf é um ritmo de 2 tempos :

DUM Taka Taka - DUM Taka Taka

O Malfuf também possui estreita ligação com o ritmo Soudi e “embrulhado, ou enrolado” seria a tradução literal mais adequada para a palavra que dá nome a este ritmo.

Existem algumas explicações sobre o significado deste nome e para ele ser utilizado neste ritmo, a primeira diz que ele possui este nome pois é utilizado nas músicas de Melea Laff que em tradução livre significa “dança do lenço enrolado”. 

A segunda justificativa ou explicação para o nome estaria no fato de que este ritmo é usado para entradas e saídas de cena, ou seja, ele introduz e finaliza a música e a passagem da bailarina, enquanto o centro da apresentação contém o recheio, ou seja, toda a técnica da dança e da bailarina. 

Por fim, há ainda mais uma explicação, a nossa terceira justificativa para este nome faz referência aos famosos e deliciosos charutinhos árabes, que são feitos de arroz e carne enroladinhos por repolho ou folhas de uva, daí a questão de "enrrolar".

Ele aparece muito nas músicas árabes de construção clássica. Podendo ser rápido ou não, é um ritmo de dois tempos ele exige muitos deslocamentos amplos, no geral ele também é usado para alternar os momentos na dança, de uma forma em que a música fique sempre mudando de interpretação. 

Fica a dica:

Um costume muito comum deste ritmo é uma variação na quarta frase, de forma que sua construção fica desta forma:

DUM Taka Taka - DUM Taka Taka - DUM Taka Taka – Dum Dum tá

É importante ficar atenta e não perder a marcação. Outra dica legal é treinar as alunas com os Snujs e juntar o deslocamento, por ser um ritmo mais simples elas pegam mais fácil. 

Passos:

Arabesques, Giros, Twists e o meu preferido: Chassé!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário