Por Isis Mahasin
Estou aqui para falar mais uma vez sobre ritmos! Sim, eles que nos acompanham e conduzem a nossa dança pelos palcos e pelas salas de aula da vida. =]
O que aprendi com o ritmo em teoria é que eles são o fundo musical, a base de qualquer música...O que aprendi com ritmos na prática é que eles são o Norte da sua dança!!! Tem gente que diz que bailarina não tem que saber ritmos e sim seguir a música, mas eu acho que hoje com a quantidade de informações fáceis que conseguimos através de blogs respeitados, sites confiáveis, escolas e pessoas com conhecimento na área, é um pouco de “preguiça de estudar” falar estas coisas, num é não?!
Não que eu recrimine quem faça isso, conheço ótimas bailarinas que com certeza assinam em baixo desta informação, mas no meu ponto de vista, quanto mais a bailarina souber, melhor!!! Até porque imagina você explicando que não sabe nada de ritmos e pedindo para os músicos tocarem “qualquer coisa” que você segue? Não sei não, eu ficaria sem graça, rs!
Mas voltando ao foco, antes de darmos sequência no estudo dos ritmos árabes resolvi explicar melhor o .B A. BA. por conta de algumas dúvidas que recebi depois do primeiro post sobre o assunto.
Quando falamos de Ritmo falamos de compasso e de pulsação também, elas funcionam da seguinte maneira: